17.5 C
Timbó
terça-feira, 16 de julho de 2024

Tradicional Encontro de Colecionadores

Data:

A Associação Filatélica e Numismática Timboense (Afinuti) realizará nos dias 22 e 23 de junho mais uma edição do Encontro de Colecionadores em Timbó. O evento, com entrada gratuita, será realizado no Timbó Park Hotel, das 9 às 18h. Concomitantemente ao evento, acontecerá o lançamento do livro “Lauro Muller”, do escritor Renato Mauro Schramm.

A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou o presidente da Afinuti, Waldemar Gebauer, que relatou que a Associação foi fundada em 1971 e já realizou mais de 40 eventos como este no município de Timbó. “Para se ter noção do quão importante é o evento, a Sociedade Numismática Brasileira incluiu o encontro realizado em Timbó no calendário nacional. Ou seja, a abrangência do evento é em território nacional, pois o município recebe colecionadores de todo o Brasil”.

- Publicidade -

Gebauer destacou que “em Santa Catarina, apenas três cidades promovem esse tipo de encontro: Florianópolis, Timbó e Joinville”.

Com entrada gratuita, o evento proporciona uma experiência inigualável. “O que para algumas pessoas é apenas um hobby, para esses colecionadores é algo extremamente sério e lucrativo. Os expositores trazem um acervo de selos, moedas, cédulas, postais antigos, autógrafos de artistas ou personalidades ilustres”.

O presidente enfatiza que “tudo o que se relaciona a Timbó, as pessoas me oferecem. Por exemplo, há correspondências enviadas de Timbó para fora do país que as pessoas me oferecem. Eu tenho uma duplicata da siderúrgica timboense, que atualmente é a Porcelanas Industriais Germer. Além disso, tenho documentos de empresas que não existem mais, como Fritz Lorenz, Richard Paul, exportadoras e distribuidoras de mercadorias. Então, tudo o que é envelope circular que saiu de Timbó, as pessoas trazem nesses encontros”.

Gebauer conta que começou a colecionar aos 17 anos, incentivado por uma tia que veio da Áustria. Hoje, ele possui um acervo que chama atenção. “Tenho uma moeda de cada um dos 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU). Tenho também um envelope autografado pelo ídolo da Fórmula 1, Ayrton Senna, e um postal da Copa de 1958 autografado pelo ídolo do futebol mundial, Pelé. Esse postal foi enviado para Brasília quando Pelé era ministro dos Esportes, e ele autografou e me reenviou”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui