16.6 C
Timbó
sábado, 25 de maio de 2024

Trentinos se preparam para os 150 anos da imigração

Data:

Trentinos se preparam para os 150 anos da imigração

Foto: FOTOS/DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de organizar a programação dos 150 anos da imigração trentina a serem celebrados em 2025, aconteceu na primeira quinzena de março, o encontro do coordenador dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná, Andrey Taffner Fraga, e do presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina- -Itália, deputado Vicente Caropreso. Em entrevista, Andrey Taffner Fraga informa que o encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Segundo ele, o encontro teve diversos assuntos de interesse da comunidade de descendentes trentinos, com especial destaque para os 150 anos da imigração, a serem celebrados em 2025. “Na ocasião, começou-se a trabalhar para a constituição de um grupo de trabalho para que o evento seja devidamente marcado no estado, nas diversas cidades com presença de descendentes de imigrantes. O evento também será importante para o desenvolvimento de muitos projetos envolvendo os descendentes de imigrantes em Santa Catarina”.

- Publicidade -

Ainda conforme Fraga “o grupo que se pretende criar para esse trabalho seria amplo, abrangendo as representações trentinas e italianas do estado”.

Comunidade trentina em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é fortemente marcado pela presença da imigração trentina. Trata-se, segundo muitos pesquisadores, de um dos lugares com maior presença de descendentes de imigrantes trentinos em todo o mundo. Essa imigração deixou profundas marcas. Em 1975, ocasião em que se celebrou o centenário dessa imigração, iniciou-se um forte processo de intercâmbio entre a terra de origem e os descendentes de imigrantes, processo esse que até hoje dá seus frutos. A cultura passou a ser tratada de forma mais institucionalizada. Foram criadas diversas associações com o objetivo de conectar os descendentes com a terra de origem, de desenvolver atividades culturais e pesquisa histórica. Também relações comerciais passaram a ser desenvolvidas. Com a aproximação do ano de 2025, chega-se também no momento de celebrar devidamente a marca dos 150 anos da imigração. E, para tanto, não bastaria apenas um festejo. É necessário que a data possibilite a realização de diversas frentes de intercâmbio histórico e cultural entre os descendentes de imigrantes, tal qual ocorreu em 1975, para que a data possa dar muitos frutos e fortalecer ainda mais os laços que se criaram.

Em Santa Catarina, observa-se a presença de Círculos Trentinos, que possuem uma representação em Trento através da Associazione Trentini nel Mondo, e as “Famílias Trentinas”, ligadas à Unione delle Famiglie Trentine all´Estero. Essas duas associações cobrem quase que integralmente as cidades com presença de descendentes de imigrantes trentinos no estado, em que pese existirem também localidades com presença trentina não vinculadas a nenhuma das associações. A ocasião dos 150 anos da imigração é uma grande oportunidade de integração, de trabalho em conjunto e de desenvolvimento de projetos para benefício de todos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui