19.6 C
Timbó
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Uma Celebração à Literatura e Cultura

Data:

Com as frases do eterno poeta timboense, Lindolf Bell: “Minha linguagem chama-se viver. Hóspede da Terra passageiro do Mundo,” está sendo realizada na Praça Central de Timbó mais uma edição da Feira do Livro. A programação, que teve início no dia 3 de julho e segue até o dia 7, domingo, está recheada de atrações para todos os gostos e públicos. O evento também conta com apresentações diversificadas no Centro Integrado de Cultura (CIC) Ingo Germer.

Os estudantes e a comunidade em geral têm a oportunidade de visitar os estandes de venda de livros e apreciar uma gama de espetáculos de teatro e contação de histórias, apresentações culturais de música e dança, diversas oficinas, shows de humor, Concurso de Soletração, encontro de escritores, lançamentos de livros, a tradicional Sopa de Letrinhas, exposição e venda de quadrinhos e mangás, Concurso de Cosplay e a final do Concurso de Declamação de Poemas. Importante observar que a Biblioteca Municipal Professor Péricles Prade também está realizando a troca-troca de livros.

- Publicidade -

A programação da Feira foi aberta na manhã do dia 3 de julho com a apresentação da Escola de Música da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó (FCTT) e alunos de Técnica Vocal, seguida pelo espetáculo “A Viagem Intergaláctica das Emoções” organizado pela Flor e o Beija-Flor. Teve ainda a contação de histórias “A Menina e o Pássaro Encantado” pela equipe da Escola Municipal Maurício Germer e o teatro “O Grande Roubo” pelo Grupo de Teatro Emir em Cena. À noite, aconteceu a tradicional Noite Bell com a final do Concurso de Declamação de Poemas.

Já na Tenda Cultural, houve apresentações da Escola de Música da FCTT e do Coral Musicarte, entre outras atividades. No Miniauditório, ocorreram oficinas como “Palavras e Imagens: Poesia Visual” pelo Sesc e “Experimentando o Livro de Artista – Memórias e Sonhos”.

No dia 4 de julho, na Tenda Cultural, aconteceu o espetáculo “Entre Sabidos e Bocós” com Emiliano de Souza e apresentações de alunos de Flauta Doce. No Teatro Municipal, houve espetáculos como “A Viagem Intergaláctica das Emoções” pela Flor e o Beija-Flor e “O Segredo da Amizade” pelo Uni Duni Tê – Contadores de Histórias, além do lançamento do livro “A Girafa Míope” de Marcello Gallotti e o show de humor “Curticera” com Déte Pexera. No Miniauditório, aconteceram as oficinas: “Rimando e Criando; Poesia Divertida” e “Criando Novas Histórias Juntos” pelo Sesc.

Sobre o lançamento do livro “A Girafa Míope,” a redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou o escritor Marcello Gallotti. Ele conta que foi o vencedor do 3º Prêmio Sesc Criança de 2023, promovido pelo Sesc-SC, que oportunizou a publicação do livro “A Girafa Míope,” lançado na Feira do Livro de Timbó. “A mediação, feita pelo Sesc Blumenau, começou com a apresentação da versão animada do livro e, em seguida, contei como surgiu a história e como foi a jornada desde o momento da inscrição no concurso até a publicação do livro. O público, formado por estudantes de escolas da cidade, participou com diversas perguntas sobre minha pessoa e sobre a história.”

Gallotti, que também é jornalista e publicitário, contou que, a partir do prêmio Sesc, tornou-se de fato escritor e, nos últimos seis meses, já escreveu quatro livros, sendo três infantis e um livro de poesias sobre o universo autista. Segundo o autor: “Este é o momento mais gratificante de toda essa jornada com o livro ‘A Girafa Míope,’ a hora de estar com o público e responder às perguntas. É uma sensação incrível ver o brilho nos olhos quando ouvem a história,” contou emocionado Gallotti. Ao final da apresentação, foi feito um quiz com perguntas sobre a história, e 12 crianças ganharam o livro autografado.

Programação

Hoje, dia 5 de julho, as atividades seguem no Teatro Municipal com a apresentação dos espetáculos como “O Fugitivo” pelo Grupo de Teatro 100 Cena e “Você é Especial?” pela E.M. Nestor Margarida, seguidos pelo 5º Concurso de Soletração e apresentações da Escola de Balé da FCTT. Na Tenda Cultural, ocorrerão diversas atividades, como a contação de histórias “O Passarinho Verde e a Gaiola Dourada” por Eliene Selma de Athayde Ferreira e apresentações musicais. À noite, a Sopa de Letrinhas será acompanhada de música ao vivo com Cezar & Roberta. No Miniauditório, destacam-se as oficinas “Livro Para Sonhar: Leitura e Apreciação” pelo Sesc e de Haicai “Teoria e Fruição” com Denise Patrício.

Amanhã, dia 6 de julho, na Tenda Cultural, o destaque vai para a Catarina Comix, Banda Docemente e o espetáculo de contação de histórias “A Festa de Beto” com Andrea Gustmann Gomes. No Miniauditório, às 19h30min, ocorrerá o Sarau Viva Poesia com a Academia de Letras do Brasil – Seccional Timbó.

No último dia da Feira, domingo, dia 7 de julho, o Teatro Municipal receberá o espetáculo “O Grande Roubo” pelo Grupo de Teatro Emir em Cena e o Encontro e Concurso de Cosplay. Na Tenda Cultural, das 10 às 19h, a Catarina Comix estará em destaque.

O horário de funcionamento da Feira do Livro hoje, dia 5 de julho, é das 8 às 22h. Amanhã, dia 6, será das 9 às 22h, e no domingo, dia 7 de julho, será das 10 às 19h. A Feira do Livro é uma iniciativa da Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo, Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade e Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, com o apoio da Uniasselvi, Viacredi e Sesc.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui