17.5 C
Timbó
segunda-feira, 27 de maio de 2024

Concerto celebra 200 anos de imigração alemã no Brasil

Data:

Magnífico! Essa palavra define perfeitamente o concerto em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil, realizado na noite do dia 7 de abril, no Teatro Municipal de Timbó. O evento contou com um repertório rico em música alemã e brasileira, apresentado pelos grupos artísticos de Timbó.

Subiram ao palco do Teatro Municipal para o concerto comemorativo do bicentenário da imigração alemã no Brasil a Banda Municipal Professor João Müller, a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, Os Cinquentões, o Volkstanzgruppe Blauerberg e o Coral Leopoldo Kurtz.

- Publicidade -

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, os grupos culturais locais que participaram do concerto são responsáveis por manter vivas as tradições alemãs por meio da música, canto e dança no município.

Concerto celebra 200 anos de imigração alemã no Brasil
Concerto celebra 200 anos de imigração alemã no Brasil

Ferreira destaca que esse evento em Timbó faz parte de uma extensa programação cultural realizada em oito estados brasileiros ao longo do ano, em cidades com fortes vínculos com a imigração alemã.

Ele também ressalta a importância de comemorar o bicentenário da imigração alemã como uma forma de homenagear e reconhecer os antepassados imigrantes, cujo legado permanece vivo até os dias atuais, influenciando festividades tradicionais, cultura, religião, gastronomia, arquitetura e outros aspectos da sociedade. “Em Timbó, essa herança é honrada e preservada através da Festa do Imigrante e dos grupos culturais que mantêm vivas as tradições, costumes e usos trazidos por seus antepassados”.

Concerto celebra 200 anos de imigração alemã no Brasil
Concerto celebra 200 anos de imigração alemã no Brasil

Além do grande público de Timbó e da região, o evento também recebeu uma comitiva da Alemanha, composta por líderes da região de Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg. Ao chegarem na Pérola do Vale, a comitiva de 23 pessoas, entre prefeitos e lideranças desta região, visitou o Museu da Música e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, acompanhados pela gestora de Turismo, Cintia Kaestner Kopsch, pelo prefeito Jorge Krüger e pela realeza da Festa do Imigrante.

Ferreira observa que “a comitiva acompanhou o concerto e ficou impressionada com a qualidade musical. Na oportunidade, o chefe do Distrito de Karlsruhe e líder da delegação, Christoph Hermann Günther Schnaudigel, afirmou que estão mais do que impressionados com os excelentes músicos e cantores que viram durante o concerto”.

Em nota, o prefeito Jorge Krüger informou que “Timbó está em tratativas para estabelecer uma parceria com municípios que fazem parte do Distrito de Karlsruhe, fortalecendo o turismo e as trocas culturais entre os países. Esperamos que essa parceria seja firme e avance nesse legado cultural”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui