Qualidade da água na região
As constantes chuvas que se abateram no Vale do Itajaí, nos últimos dias, trouxeram à tona o prob …
Evandro Loes
As constantes chuvas que se abateram no Vale do Itajaí, nos últimos dias, trouxeram à tona o problema do tratamento de água em vários municípios da região. Falando numa linguagem de leigo para leigo, pode-se dizer que a falta d´água registrada em cidades como Blumenau, Indaial, Ascurra, Rodeio, Apiúna e Rio do Sul, foi decorrente do volume de lama e sujeira nas águas do Rio Itajaí-Açú, que corta estas cidades e de onde é captada a água para o tratamento e distribuição à população. Os técnicos da CASAN informaram que a turbidez da água impedia que a mesma fosse tratada com a velocidade do consumo, por isso a falta ocorrida em toda a região. Este fenômeno da natureza com certeza se repetirá, em breve e no futuro, por isso é adequado que os responsáveis pelo tratamento e distribuição da água busquem alternativas de captação, o que só contribuiria para melhorar a qualidade do produto, que, é bom frisar, é de grande interesse da sociedade, tanto no aspecto sanitário como no de saúde pública. Em Timbó já foi ventilada a possibilidade de captar águas em fontes como nos bairros Mulde e Tiroleses. É certo que quanto mais próximo das nascentes, menor é o caminho percorrido pelas águas e as consequentes caronas de poluentes que tanto mal fazem para nossa saúde. Sabe-se que as estações de tratamento procuram distribuir uma água de qualidade para o consumo humano. Porém, quem garante que os agrotóxicos e tantos outros poluentes estão totalmente eliminados das águas que consumimos atualmente? Já ouvimos muitos comentários e questionamentos de que o alto índice de câncer em nosso meio pode estar associado, entre outros motivos, aos produtos químicos das águas que consumimos. O fato é que nossos rios, mesmo em épocas de estiagens, estão sendo cada vez mais poluídos, pois nossas cidades, que só crescem, não oferecem os serviços de tratamento de esgotos, enquanto as fontes de captação continuam as mesmas. É um assunto a ser pensado por nossas lideranças políticas. Um bom político é aquele que, em meio às adversidades, encontra novos caminhos para melhorar a vida da população que governa.



