23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

39ª Fimi: Um resgate às tradições culturais das etnias

Data:

39ª Fimi: Um resgate às tradições culturais das etnias
FESTA: Abertura oficial da Festa contou com homenagens aos fundadores do Clesunin, que foram os idea …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Resgatar as atividades culturais, artísticas e esportivas que eram realizadas durante as festividades das primeiras Festas de Integração do Município de Indaial – Fimi. Este é o objetivo da Administração Municipal de Indaial, coordenada pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos ao realizar a 39ª edição da Fimi.


A abertura da Fimi aconteceu na noite de ontem, dia 12 de março, na Fundação Indaialense de Cultura – FIC Prefeito Victor Petters.  Os participantes da solenidade foram recepcionados pela Orquestra Municipal de Indaial, sob a Regência do Maestro Paulo Henrique Lira.

- Publicidade -


O presidente da Fundação Indaialense de Cultura – FIC, Wilson Jacob Schmitt, juntamente com o prefeito municipal Sérgio Almir dos Santos e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Buzzi, receberam as autoridades, vereadores, secretários, comunidade e convidadas para a Festa.


Em seu pronunciamento o prefeito Sérgio Almir dos Santos frisou que a realização da Fimi é uma experiência nova e que tem uma expectativa muito grande de sucesso, pois a programação da Festa, contará com a realização do Baile de Escolha da Rainha, a Gincana, a homenagem aos integrantes do Clesunin, que foram os fundadores da Fimi, buscando resgatar as atividades desenvolvidas lá, em 1971, quando aconteceu a primeira Fimi e que se tornou uma data especial no calendário de todos os indaialenses.


“Estamos felizes em poder oferecer a Indaial um presente especial que é o show nacional de Fernando e Sorocaba, além das demais atrações”, afirma o prefeito ao frisar que precisa reconhecer o empenho de todas as secretarias da Administração Municipal, além das Fundações de Cultura e Esporte que estão envolvidas em fazer o melhor de si para que a festa seja compartilhada de forma integral por todos os cidadãos e convidados. “Não posso esquecer a iniciativa privada que está apoiando a nossa Festa”, destaca Sérgio.


 “Quero dizer ainda que tenho muito orgulho e satisfação em poder ser prefeito desta cidade no ano em que ela completa 75 anos de emancipação política e de história. E como cidadão quero agradecer a todas as pessoa,s ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-vice-prefeitos que já passaram pelo executivo e legislativo e deram sua contribuição para a nossa Indaial chegar aos 75 anos em pleno crescimento. Se Indaial está hoje neste patamar foi o trabalho de vários administradores que apostaram neste município”, finaliza o prefeito.


Durante o cerimonial de abertura aconteceu ainda a homenagem aos fundadores da Fimi. Na oportunidade foi destacado que a Administração Municipal de Indaial e a Fundação Indaialense de Cultura buscaram homenagear aqueles que em 1971, criaram o Clesunin – Clube do Estudante Universitário de Indaial com a finalidade de promover o bem-estar da comunidade, proporcionando atividades de lazer, cultura, artes e de cunho social.


Uma das primeiras ações foi a criação da Festa de Instalação do Município de Indaial – Fimi para comemorar o dia 21 de março de 1934, data da emancipação política de Indaial objetivando contribuir com a história e identidade da cidade, pois este fato histórico / político era pouco lembrado pelas autoridades e quase desconhecido pela própria comunidade.


O Clesunin organizou todas as edições da Festa até o encerramento de suas atividades no final da década de 80. A partir de então esta passou a ser realizada pela Prefeitura Municipal de Indaial. Das mãos do prefeito Sérgio, receberam a homenagem: Roberto Diniz Saut; Oscar Jenichen; Ademir Roberto Ladvig; o desembargador do Estado – Vanderlei Romer; Rolf Hadlich; Ingo Kannemberg; Ademir Moser; Wilson Jacob Schmitt; José Norberto Kretzer; Ivan Danker; a deputada federal Angela Regina Heinzen Amin Helou; Úrsula Geisler Petersen (In Memorian) e Alfredo Nagel. Também receberam homenagem da organização da Fimi o ex-prefeito da cidade de Indaial, Werner Pabst, gestão 1970/1973, período que marcar a realização da primeira Fimi o criador dos primeiros cartazes da Fimi Décio Fernando Saut e a 1ª Rainha da Fimi ano de 1971 Solange Conceição Saut Hoeschl.


Após as homenagens foi dada por aberta às exposições organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal: Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá 15 Anos e – Memórias da Fimi, no Salão Térreo da FIC. O evento contou com as apresentações musicais da Orquestra Municipal Werner Pabst, do Grupo Indaialense de Viola Caipira e da Orquestra de Câmara de Indaial.

Programação:
Dia 13 de março: Apresentação da Banda The Zorden, na Prefeitura Municipal ás 21h, e DJ Fabrício Peçanha – Melhor DJ do Brasil no Carambas ás 23h30min.
Dia 14 de março: Gincana Municipal “Indaial 75 Anos”, a partir das 14h no Centro da Cidade e às 22h acontece o Baile de Escolha da Rainha da FIMI.
Dia 15 de março, domingo e; ás 19h30min, no Pavilhão Sérgio Luiz Petters acontecerá o show “Tributo a Indaial – Uma deferência as Tradições e ao Folclore”.

 

[email protected]
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui