14.4 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

?Himmels Tort? participa da final nacional da copa Bunge

Data:

?Himmels Tort? participa da final nacional da copa Bunge
CONCURSO: Confeiteira de Indaial recebe premiação especial por produzir o melhor doce da região s …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Na categoria Talentos, voltada para padeiros e confeiteiros profissionais, a receita “Himmels Tort”, da confeiteira indaialense Maria de Souza, da Panificadora Mary e Maria, foi considerada a melhor receita de Confeitaria da região Sul, na etapa regional realizada no dia 20 de maio. Com esta vitória, Maria se classificou para a grande final nacional da 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, concurso promovido pela Bunge, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, que visa revelar as melhores receitas de pães e doces do país.
A grande final do concurso, realizada entre os dias 21 e 22 de julho, em São Paulo, durante a Feira Internacional de Panificação e Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos, reuniu os oito finalistas, alunos de curso profissionalizante ou superior nas áreas de panificação, confeitaria, nutrição, engenharia de alimentos ou gastronomia, para colocar a mão na massa e preparar suas receitas especiais de pães e doces. Infelizmente, a torta de Indaial não ficou entre os três primeiros lugares, mas para a confeiteira Maria de Souza, valeu a participação e a experiência.
Ela conta que a avaliação dos pratos era feita por uma equipe de profissionais técnicos, já no preparo dos mesmos. Segundo ela, o corpo de jurados seguiu critérios como criatividade, originalidade, utilização de produtos brasileiros e conhecimentos técnicos, aparência e até potencial de venda. Maria afirma estar contente pelos classificados, na categoria graduandos, voltada para estudantes de curso superior ou técnico na área de alimentação, os grandes vencedores, tanto em Panificação quanto em Confeitaria, foram alunos de Blumenau.
Na área de Panificação, o 1º lugar ficou com o estudante da Uniasselvi de Blumenau, Fabian de Carvalho, que desenvolveu e apresentou a receita “Pão da Serra”, elaborada na forma de rocambole recheado com paçoca de pinhão, lombo de porco moído, pinhão moído, bacon e linguiça. Já em Confeitaria, a vencedora foi a aluna Andréa Farias, do Senac Bistrô Johannastif – Blumenau, que desenvolveu e apresentou a receita “Frozen de Banana com Praliné de Castanha de Caju”, doce com base de pão-de-ló, recheado com creme, mousse de banana, requeijão e crocante (praliné) de castanha de caju.
Mas Maria não veio para casa de mãos vazias, não. Pela participação na final nacional ela foi contemplada com uma TV Plasma, além da possibilidade de receber treinamentos técnicos na área de confeitaria. Maria está animada e já está preparando uma nova receita para a próxima edição da Copa Bunge. Ela afirma que será um prato salgado.
 

Premiação
O objetivo da Copa de Panificação e Confeitaria é estimular o desenvolvimento deste setor e o investimento na profissionalização dos padeiros e confeiteiros. Os vencedores na categoria Graduandos serão premiados com um treinamento prático de uma semana, com os chefs Fabrice Lenud, da pâtisserie Douce France, e Felipe Abrahão, da padaria Benjamin Abrahão.
Os oito finalistas do concurso ainda participam da seleção anual para a Assessoria Técnica da Bunge Alimentos, concorrendo, assim, a uma vaga para trabalhar numa das principais empresas do setor alimentício do país. Além disso, alunos e professores vencedores ganham ainda um kit especial de utensílios profissionais para cozinha.

- Publicidade -

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui