16.7 C
Timbó
terça-feira, 28 de maio de 2024

?Universidade Aberta? oferece curso de graduação gratuito.

Data:

?Universidade Aberta? oferece curso de graduação gratuito.
PIONEIRISMO: Na região, Indaial é o primeiro município a formar esta parceria com o MEC. …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? O município de Indaial está sendo pioneiro na região, ao implantar um pólo da ?Universidade Aberta do Brasil?. Mais uma oportunidade para quem quer concluir seus estudos e não tem como pagar a mensalidade de uma instituição privada. De acordo com o diretor da Escola Técnica Profissionalizante, Loremar Preilepper, a previsão é de que em 15 dias já esteja ocorrendo o processo de seleção para o curso de Pedagogia, que será ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Os cursos oferecidos pela ?Universidade Aberta? são totalmente gratuitos.

- Publicidade -

Em Santa Catarina, apenas os municípios de Treze Tílias e Videira já possuem um pólo da ?Universidade Aberta?. Indaial é o terceiro município catarinense a oferecer curso de graduação através deste sistema, no método de educação à distância, modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Em Indaial, o aluno terá que freqüentar o pólo uma vez por semana, o restante do conteúdo será ministrado à distância e com a realização de teleconferências. No Brasil, os cursos através da educação à distância foram estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 2005.

O Ministério da Educação já enviou, na última semana, 30 computadores para servir ao Pólo da ?Universidade Aberta? em Indaial. Preilepper explica que, mesmo quem não tem acesso à internet em casa, pode fazer o curso, pois, será disponibilizado um laboratório, que ficará aberto das 8h às 22h, aos estudantes. O diretor da Escola Técnica explica que o município arca com as despesas de infra-estrutura, como local físico e administrativo, e o MEC entra com o custeio dos professores da universidade e os computadores.

Há intenção de, em pouco tempo, oferecer também os cursos de Letras, Artes, Inglês e Espanhol, Sociologia, Contabilidade e Administração. A universidade que ministrará estes cursos será escolhida pelo MEC. O diretor explica que, mesmo sendo à distância, o curso tem a mesma carga horária e conteúdo dos presenciais. ?Acaba até sendo mais difícil, pois os alunos devem fazer mais trabalhos de pesquisa do que no ensino superior normal?, afirma. O curso irá funcionar junto ao Telecentro, na rua Emílio Odebrecht, 115. Informações pelo telefone (47) 3394-2914.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui