21.1 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Abertura oficial da 41ª Festa do Colono será a amanhã

Data:

Abertura oficial da 41ª Festa do Colono será a amanhã
FESTIVIDADES: Homenagem ao Dia do Colono e do Agricultor movimenta Parque Ribeirão das Pedras neste …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Com o objetivo de comemorar o Dia do Colono e do Agricultor, ambos este mês, nos dias 25 e 28, respectivamente, acontece de hoje a domingo, dia 26, a 41ª Festa do Colono, no Parque Ribeirão das Pedras, em Indaial. Assim como as edições anteriores, a festa vai contar com música, gastronomia típica, exposições, feiras e apresentações culturais, homenageando aquele que traz da terra o alimento para nossas mesas.
Com o tema “Valorizando o que vem da terra”, a festa reforça sua gratidão pelo colono e comemora os bons frutos da colheita. Para isso, apresenta diversas atrações para toda família. De acordo com a organização, a expectativa é que um público de aproximadamente 20 mil pessoas prestigie o evento.
Várias atrações estão programadas para os dias de festa que inicia na tarde de hoje, dia 24 de julho, com a apresentação da Banda Magia, ás 14h na Feira Livre Municipal. Amanhã, sábado o evento prossegue no Centro de Eventos Rosimery Wolff – Parque Ribeirão das Pedras, às 11h com almoço festivo e apresentação da dupla Flávio e Ricardinho. Já às 13h, está programada para acontecer a Tarde da Melhor Idade, com a presença musical de Rogério, Léia e Darci.
Já às 17h acontece a missa com o padre João Bachmann e show da dupla Raiz & Sertão. Para este evento espera-se um público de mais de duas mil pessoas.
A abertura oficial da 41ª Festa do Colono irá acontecer as 18h30min. Logo após, os presentes terão a oportunidade de apreciar o show da Orquestra Municipal “Werner Pabst”. Para as 20h está programada a apresentação da Banda Chamativa. Na noite ainda acontecerá o show com a dupla Rodolfo & Ravel e baile com o Grupo Momentos do Rio Grande do Sul.     
Já no Galpão de Eventos do CTG Amigos da Cavalgada, localizado junto ao Parque, está programado para sábado, às 22h a apresentação da Banda Legião Gaúcha.
 No domingo, dia 26 de julho, a festa continua no Parque Municipal Ribeirão das Pedras. Dentro da programação no Centro de Eventos Rosimery Wolff haverá às 11h almoço com famílias agricultoras e apresentação do Grupo Indaialense de Viola Caipira. Já as 12h30min os participantes da festa terão alguns momentos de humor com o show da dupla Rudy & Willy.
Também está programado um momento cultural com apresentações de grupos folclóricos da Fundação Indaialense de Cultura às 13h30. Para às 14h está programada a apresentação dos Irmãos Fiebes e Banda. Durante a tarde haverá ainda as apresentações do musical JP, da dupla Theo & Edu e da Banda Som Geral.
O encerramento da 41ª Festa do Colono está marcada para às 22h de domingo. No local haverá completo serviço de bar, cozinha e área de estacionamento.
Com entrada gratuita todos os dias, traga a sua família para comemorar os costumes e tradições coloniais com muita música, gastronomia, feiras, exposições e apresentações culturais, além da realização de shows com as duplas Rodolfo & Ravel e Téo & Edu.
A 41ª Festa do Colono e Indaial é uma promoção da Prefeitura de Indaial, através das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo e Eventos com o apoio da Associação de Aquicultores de Indaial – Aainda, Cooperativa da Agroindustria Artesanal de Indaial – Agroarte, CTG Amigos da Cavalgada, Policia Militar de Indaial, Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial – Condri, secretarias e fundações municipais.

Um pouco da Festa do Colono
A tradicional Festa do Colono iniciou-se em 25 de julho de 1969, por iniciativa do Sindicato Rural de Indaial. Porém, antes mesmo desta data, o Dia do Colono era comemorado desde a fundação do município, em 1934. Eram realizadas reuniões mensais com o Sindicato para programar a festa. O sucesso da festa devia-se também pela quantidade de agricultores, maioria da população. As atividades realizadas na época eram exposições de produtos, bailes, presença de CTGs de outros municípios. Algumas atividades se destacaram como a visita do governador Colombo Salles, em 1979, Grupo de Paraquedistas Ícaros do Vale e a implantação da inseminação artificial, novidade na época. Um dos pontos altos da festa era o desfile comemorativo ao Dia do Colono com a presença dos agricultores no Centro da cidade. Nas primeiras festas, o chopp e o churrasco eram gratuitos aos agricultores. Essa gentileza era patrocinada pelos comerciantes, donos de agropecuárias e mercados da época.

- Publicidade -

PROVAS  CAMPEIRAS DO CTG

Sábado 25/07
Local: Parque Municipal Ribeirão das Pedras – Indaial.
Centro de Tradições Gaúchas Amigos da Cavalgada
A partir das 16hs
Vaca gorda / Boi vivo
Laço em dupla – Inscrição R$20,00
Premiação: 30% Arrecadação + troféu

Domingo 26/07
Local: Parque Municipal Ribeirão das Pedras
Centro de Tradições Gaúchas Amigos da Cavalgada
A partir das 8hs
Vaca gorda / Boi vivo
Laço em dupla – Inscrição R$20,00
Premiação: 30% Arrecadação + troféu

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui