Ação de ladrões e chuva intensa estão impedindo a inauguração de nova sede.
A inauguração estava prevista para o próximo dia 27, mas foi adiada. …
Thomas Erbacher
LILIANI BENTO/JMV
INDAIAL ? A chuva e a ação de ladrões, somadas, são as responsáveis pelo atraso na inauguração da nova sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A inauguração estava prevista para o próximo dia 27, mas foi adiada para o dia 8 de março de 2009, Dia Internacional da Mulher.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Teresinha Hardt, explica que devido às chuvas houve uma infiltração e não foi possível pintar as laterais do novo prédio. Se não bastassem os problemas climáticos, Teresinha conta que foi roubada parte da fiação elétrica e duas portas foram danificadas. O boletim de ocorrência foi registrado e a Delegacia de Polícia Civil já identificou o receptador do material, que foi devolvido para a rede. Porém, terá que ser instalada toda a fiação novamente.
O prejuízo total está estimado em R$ 10 mil. Um custo muito alto, visto que a rede demorou muito tempo para arrecadar o dinheiro necessário para a construção da nova sede, estimada em R$ 500 mil, entre obras e compra de equipamentos. Os recursos são oriundos de uma união de forças entre poderes municipal, estadual, federal, Câmara de Vereadores, entidades de classe, comunidade e próprios, obtidos através de eventos e bazares. O último bazar, realizado em outubro, com a comercialização de produtos doados pela Receita Federal, segundo a presidente, deu o resultado esperado e ajudará nas despesas de manutenção.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade com fins filantrópicos, atua com o apoio de voluntárias e profissionais cedidos pelo poder municipal, e com recursos oriundos da comunidade, que faz doações, e entidades que promovem eventos com o objetivo de arrecadar fundos. Além disto, o Brechó, que funciona todas as tardes, dentro das lojas Hardt, com roupas usadas, também garante uma renda para a manutenção.
O trabalho destas voluntárias é de suma importância para a comunidade, visto que o diagnóstico precoce e a prevenção ainda são as melhores armas contra o câncer. Dentre todos os tipos de câncer, o do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. É recomendado que todas as mulheres, quando iniciam suas atividades sexuais, façam os exames preventivos. Eles são feitos gratuitamente na rede Feminina de Combate ao Câncer.