14.4 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Administração Municipal assume direção do Sine

Data:

Administração Municipal assume direção do Sine
TRABALHO: Ações que serão desencadeadas pelo Executivo junto ao Sine buscam a valorização do tr …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Após várias divergências e questões que necessitaram de ações imediatas do Executivo de Indaial, no final do mês de abril, dia 30, ficou definido que os trabalhos do Sistema Nacional de Empregos – Sine, Posto de Indaial, serão dirigidos pela Administração Municipal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gustavo Buzzi, o Posto do Sine em Indaial era motivo de muitas críticas pela falta de estrutura e, por consequência, de filas que se iniciavam nas madrugadas a cada dia de funcionamento.
“Neste sentido, a atual administração, indignada com o desrespeito ao cidadão trabalhador/usuário, assinou um convênio de cooperação técnico-administrativa com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Emprego e Habitação, visando propiciar atendimento integrado e de qualidade na área do trabalho, buscando a melhoria de vida do trabalhador e o desenvolvimento do Estado”, destaca o secretário. Ele afirma que esta ação permitiu mais agilidade ao atendimento, com o aumento do quadro de profissionais e a capacitação de atendentes.
Os trabalhos do Sine passam a ser coordenados pelo diretor de Ensino Técnico Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lanznaster. Segundo ele, com pequenas ações como a alteração no horário de atendimento e o aumento do quadro de profissionais, será possível aumentar o número de atendimentos. “Antes eram atendidos de 10 a 15 usuários por dia, hoje estamos atendendo mais de 60 pessoas/dia. Todas as pessoas que procurarem pelos serviços serão atendidas”, frisa Marcelo. Ele destaca que na última semana os profissionais do Sine participaram de um Seminário Macrorregional, em Balneário Camboriú, em que tratou do aperfeiçoamento dos trabalhos.
Durante o Seminário foram apresentados dados da participação do Sine na intermediação da mão-de-obra. “Foi muito constrangedor saber que em 2008 o Sine de Indaial foi responsável apenas pela colocação profissional em 0,1% de todas as vagas de trabalho disponíveis no município. Isso representa que em 12 meses, somente 19 pessoas conseguiram emprego através do Sine”, explica Marcelo ao afirmar que este quadro precisa ser modificado e o Sine deve ser não apenas um órgão que encaminha seguro desemprego, mas também uma entidade responsável pela colocação no mercado de trabalho.
Com a nova coordenação, o Posto do Sine passa a atender das 8h às 12 e das 13h às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Também foi aumentado o quadro de profissionais, passando de um atendente para três. “Essas ações têm por objetivo, atender com todo o respeito que os trabalhadores e empregadores merecem”, destaca Marcelo ao adiantar que com os dados da realidade sócio-econômica do município, será buscado um aumento na intermediação da mão-de-obra (inserção e reinserção no mercado de trabalho) e serão oferecidos cursos de qualificação social e profissional.
Lanznaster informa que por enquanto o Sine continuará atendendo no mesmo local, na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1040, mas, em médio prazo, busca-se instalar o Posto do Sine junto ao prédio onde hoje está situada a Escola de Ensino Profissionalizante, na rua Eng. Emílio Odebrecht, 115.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui