18.7 C
Timbó
sexta-feira, 21 de junho de 2024

Baile da Rainha celebra a vida após os 60 anos.

Data:

Baile da Rainha celebra a vida após os 60 anos.
CONFRATERNIZAÇÃO: Os grupos da Terceira Idade escolheram suas representantes que irão receber a f …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? A população de pessoas de ou mais de 60 anos cresceu 47,8 na última década, um crescimento bastante superior aos 21,6% da população brasileira total no mesmo período. Segundo a síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse aumento se deve, principalmente, a menor taxa de mortalidade em função dos avanços da medicina e dos meios de comunicação. Os programas sociais desenvolvidos pelas secretarias municipais também têm colaborado para aumentar essa expectativa de vida dos idosos e, principalmente, para que eles vivam com mais qualidade. A celebração da vida acontece nessa sexta-feira com o Baile da Rainha, às 14h, no Parque Ribeirão das Pedras.

- Publicidade -

Durante o baile, as 17 rainhas que representam os grupos de Terceira Idade da cidade receberão das rainhas do ano passado a faixa de nobreza. Depois disso, os grupos vão se divertir no baile. Durante todo o mês, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu uma programação especial para os idosos. O fechamento do programa será no dia primeiro de outubro, no Centro de Convivência da Melhor Idade, com uma palestra com temas direcionados para este público.

No Brasil, os maiores de 60 aos representam 10,5% da população total e 83% deles vivem nas cidades. Um dado curioso do estudo do IBGE é que na área urbana, a quantidade de idosas é superior a de idosos. Em 2007, havia 79 homens com mais de 60 anos para cada 100 mulheres nesta faixa etária. Enquanto que nas áreas rurais ocorre o contrário: são 107 homens para cada 100 mulheres. Uma das causas desta inversão, segundo o IBGE, é que ?a migração rural/urbana feminina é superior à masculina e, predominantemente, os homens têm maior presença em atividades tipicamente rurais?. Também contribui o fato de as mulheres buscarem mais intensamente os serviços e condições de vida urbana onde, com freqüência, podem estar morando seus filhos, netos ou parentes. Em Indaial há 40.194 habitantes, sendo que há mais mulheres do que homens. São 20.243 mulheres para 19.951 homens.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui