15.6 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Boas bibliotecas incentivam o gosto pela leitura.

Data:

Boas bibliotecas incentivam o gosto pela leitura.
?A biblioteca deve ser desejada de se visitar, estar, retornar e ficar\’. …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? Uma das melhores homenagens que o município poderia render ao dia do Nacional do Livro, comemorado no último dia 29 de outubro, é ter um programa sério de leitura. Desde 2002, Indaial conta com o Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). De acordo com a coordenadora do projeto, Rosana Cristina Bonesi, constantemente vem sendo feito investimento na formação de profissionais que estão dentro das bibliotecas das escolas e unidades de educação. ?Tivemos que desmitificar e discutir o papel da literatura para o desenvolvimento do projeto? revela Rosana. ?A literatura não é luxo, é necessidade?.As bibliotecas nas escolas e unidades do município passaram a ter um lugar de destaque, como se fossem o coração do educandário.

- Publicidade -

Este cuidado com a disseminação de bibliotecas é interessante, visto que a comemoração do Dia Nacional do Livro, no dia 29, ocorre porque nesta mesma data, em 1810, a real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca nacional. ?A biblioteca deve ser desejada de se visitar, estar, retornar e ficar. Para isso, precisa ter acervo qualificado e trabalhar em prol do incentivo à leitura?, diz a coordenadora.

De acordo com Rosana, em um país onde existem tantos problemas em relação à leitura, e o índice de leitura é muito baixo, se comparado com a Europa, é necessário que constantemente sejam traçadas estratégias no sentindo de aumentar o número de leitores. Outro bom exemplo é a biblioteca sediada dentro da Fundação Indaialense de Cultura, aberta para qualquer cidadão. Quem quiser visitar a biblioteca apenas para ler o jornal do dia ou as revistas semanais, pode fazer, sem custo nenhum.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui