14.4 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Casan e administração assinam ordem para ampliação da rede de água

Data:

Casan e administração assinam ordem para ampliação da rede de água
ABASTECIMENTO: Obras na rede de distribuição de água devem contemplar mais de 10 mil usuários em …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Com o objetivo de beneficiar mais de 10 mil usuários de água do município de Indaial, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan e a Prefeitura de Indaial assinaram na manhã de ontem, dia 1 de junho, a ordem de serviço para a realização das obras de ampliação da rede de distribuição de água. Conforme o projeto, as obras vão atender os usuários da Casan nos bairros Tapajós, Warnow e Estrada das Areias (em parte).
Na oportunidade o chefe da Agência Regional da Casan de Indaial, José Vilson Brassiani, juntamente com o secretário de Saneamento e Meio Ambiente de Indaial, Janio Vilson Aviz (Nico), explicaram que o projeto é uma extensão da rede do Centro (perto da Casan) até a esquina da rua Marechal Deodoro com o Ribeirão das Pedras. “Será instalado um reforço paralelo, com uma nova rede de 200 milímetros, numa distância de 2.600 metros”, explica Brassiani.
Ele afirma, ainda, que de acordo com o projeto a Casan efetuou a compra dos materiais (tubulação) e a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente vai efetivar a colocação da rede com a disponibilidade de mão-de-obra (abertura, assentamento do cano e fechamento). A ampliação da rede de distribuição de água será feita através da colocação da tubulação pela calçada.
Neste projeto a Casan investirá o valor total de R$ 161 mil na aquisição do material, e a Administração Municipal investirá mais de R$ 118 mil na contratação da empresa que realizará os serviços de mão-de-obra. Durante a assinatura, o prefeito Sérgio Almir do Santos solicitou aos representantes da Empresa GR Saneamentos Ltda, do município de São José, vencedora da licitação, para que realize os trabalhos dentro do prazo estipulado e com qualidade, respeitando os termos da licitação.
“Hoje enfrentamos muitos problemas com empresas que vencem as licitações e não cumprem alguns dos termos mais importantes da lei, que são os prazos. Precisamos, ao abrir os buracos, também fechá-los com precisão e em tempo hábil, para não prejudicarmos a nossa comunidade”, afirma o prefeito. Sérgio acredita que a colocação da rede de reforço, cujo início deve acontecer ainda esta semana, irá melhorar o abastecimento de água para mais de 10 mil usuários da Casan que residem nos bairros beneficiados pelo projeto.
Na oportunidade o chefe da Agência Regional da Casan adiantou que está prevista a ampliação e melhoria na Estação de Tratamento de Água – ETA, além da construção de um reservatório de água, com 500 metros de diâmetro no bairro Encano Baixo. “Esse projeto também será desenvolvido pela Casan em parceria com o governo municipal”.


- Publicidade -

Indaial tem gestão compartilhada com Casan
A Casan e a Prefeitura de Indaial trabalham com o modelo de Gestão Compartilhada, que foi criada pela Companhia com o objetivo de incluir as prefeituras na administração das unidades locais da empresa – medida necessária diante do novo cenário nacional que acabou com o monopólio das concessões no setor. Através do novo modelo, a Empresa concessionária dos serviços e o poder público municipal se tornam parceiros. Pelo acordo, 50% dos recursos arrecadados no município formam o Fundo Municipal de Saneamento, voltados à manutenção e melhorias para o próprio sistema.
A gestão do sistema é feita pelo Conselho Municipal de Saneamento, por um gestor executivo e por uma câmara técnica, com a vantagem dos serviços continuarem sendo de responsabilidade do corpo técnico experiente e capacitado da Casan, que há 35 anos atua no setor. A Casan de Indaial trabalha hoje com 13.744 ligações, sendo que o total de famílias atendidas pela Companhia é superior a 16.200. Na área urbana a Casan atende 100% da população, sendo que na área rural apenas 10% dos moradores são atendidos, em razão da localização e por uma grande maioria de produtores rurais terem seus poços artesianos próprios.


[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui