18.7 C
Timbó
sexta-feira, 21 de junho de 2024

Comitiva busca soluções para o setor de segurança pública de Indaial

Data:

Comitiva busca soluções para o setor de segurança pública de Indaial
SEGURANÇA: Políticos e representantes reúnem-se na Capital com delegado geral da Polícia Civil e …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Uma comitiva formada por políticos e representantes de entidades de classe do município de Indaial esteve em Florianópolis na última quarta-feira, dia 8 de abril, visando buscar soluções para o setor de segurança pública. A comitiva esteve reunida com o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Maurício Eskudlark, e com o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Eliésio Rodrigues. Na oportunidade apresentaram dados resumidos dos problemas enfrentados no setor de segurança pública de Indaial, especialmente destacando o aumento no número de roubos.

- Publicidade -

Segundo as informações repassadas pela comitiva ao delegado Maurício Eskudlark e ao comandante Eliésio Rodrigues, em seis meses (setembro de 2008 a fevereiro de 2009) foram registrados 457 acidentes de trânsito; 101 ocorrências de agressão; 88 furtos; 25 registros de roubos e assaltos; 35 ocorrências envolvendo tóxicos e entorpecentes; 109 registros de perturbação do sossego e 11 ocorrências de jogos de azar.

Considerando a elevada demanda de serviços da Polícia Civil (trânsito, investigações, inquéritos, registros de ocorrências, entre outros) foi solicitada como necessidade imediata a designação de mais um delegado para a Polícia Civil, dois escrivães, três investigadores de Polícia e duas escreventes. Também foi solicitada viaturas, materiais de expediente e equipamentos.

Conforme informações repassadas pelos integrantes da comitiva, o delegado Maurício Eskudlark comprometeu-se em enviar para Indaial mais um delegado, dois investigadores e dois escrivães. As demais solicitações serão atendidas no decorrer do ano. No que tange a solicitação de viaturas o delegado afirmou que assim que for realizada uma licitação, para a aquisição de veículos, irá alocar o pedido do município de Indaial.

Para o comandante da Polícia Militar, Eliésio Rodrigues, a comitiva ressaltou que a Polícia Militar de Indaial conta hoje com um efetivo de 36 policiais, sendo que 24 atuam na guarnição de serviço (sendo quatro no Copom); quatro policiais trabalham no presídio; dois atuam na subagência de inteligência; dois atuam no Proerd e quatro atuam no expediente e em escalas extras. Neste sentido foi solicitado ao comandante como necessidade imediata uma viatura nova, oito policiais para reforçar o policiamento em mais uma viatura por turno de serviço, hoje atuam duas viaturas insuficientes diante da demanda de serviço.

Também foi solicitada uma reforma urgente nas instalações do quartel, que encontra-se em precário estado de conservação, com deficiência em relação à espaço, o que obrigou ao aluguel de mais uma sala para o pessoal de expediente (administrativo). Entre as solicitações encaminhadas, consta ainda como necessidade a curto prazo a transformação do Pelotão de Polícia Militar de Indaial em Companhia de Polícia Militar, em razão de apresentar maior e melhor estrutura para atender a demanda dos serviços no município.

O comandante Eliésio Rodrigues comprometeu-se com a comitiva em mandar imediatamente cinco soldados e um tenente. As demais solicitações serão analisadas e atendidas no decorrer do ano. A comitiva que esteve em reunião reivindicando melhores condições de trabalho para os dois departamentos de segurança (Polícia Civil e Militar) teve como integrantes o prefeito de Indaial Sérgio Almir dos Santos, o chefe de gabinete Aldemiro de Oliveira, o chefe da divisão para Assuntos da Juventude André Luiz Andrietti, o presidente do Legislativo de Indaial – vereador Henrique Fritz, os vereadores José Klock, Remir José de Fáveri e José Carlos Mandel, os representantes da OAB Ademar Jacobsen Keunecke, da Acidi Sidomar Loos, da CDL Rafael Thonern, dos Rotary´s de Indaial José Cardoso e do Conseg Aétius Timar Hennings.

As duas reuniões foram, agendadas e acompanhadas pelo deputado estadual do PMDB, Rogério Mendonça – Peninha, a pedido do presidente do Legislativo de Indaial, vereador Henrique Fritz que também foi responsável pelo convite as entidades integrantes da comitiva.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui