19.5 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Comunidade escolhe ave símbolo do município

Data:

Comunidade escolhe ave símbolo do município
Teve início ontem, dia 4 de maio, e segue até o próximo dia 20, a eleição para escolher a ave s …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Teve início ontem, dia 4 de maio, e segue até o próximo dia 20, a eleição para escolher a ave símbolo do município de Indaial. A escolha será através de voto popular, com urnas distribuídas na cidade e pela internet, no site www.uniasselvi.com.br/ave. Ao todo são vinte e quatro urnas, distribuídas em pontos de grande circulação como Supermercado Cooper, Uniasselvi, Prefeitura, Fundação Indaialense de Cultura e escolas públicas e privadas. As pessoas podem escolher entre quatro aves que estão na disputa: Gavião-carijó, Pica-pau-benedito, Tucano-de-bico-verde e Saíra-de-sete-cores.
A eleição está sob a coordenação da Uniasselvi, através do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave) e integrará a programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo município, de 1º a 7 de junho. Segundo informações da Uniasselvi, a iniciativa partiu de uma mobilização nacional para que cada município escolha a sua ave símbolo. Os organizadores da eleição afirmam que escolheram a forma democrática, visando envolver toda a comunidade através do voto popular, em opções de aves que realmente fazem parte das paisagens da cidade.
Eles acreditam que a eleição da ave símbolo da cidade será um marco para a preservação de todas as espécies. Da mesma forma que aconteceu com a Palmeira Indaiá, a ave escolhida também será oficializada através de lei a ser aprovada na Câmara de Vereadores. O vereador Anderson Luz dos Santos será o proponente, na Câmara de Vereadores, do projeto de Lei que oficializará a ave escolhida como símbolo da cidade.  Apuração dos votos acontecerá entre os dias 21 e 25 de maio, e após essa data, será dado prosseguimento ao processo de aprovação da lei que oficializará a ave escolhida.

Conheça as aves candidatas:
* Gavião-carijó (Rupornis magnirostris): seu nome popular relembra os índios Carijós, personagens importantes na história do município, que são citados no hino municipal; representa, também, o nome de um bairro importante do município.
* Pica-pau-benedito (Melanerpes flavifrons): além de representar as cores da bandeira municipal, seu nome popular também é o nome do rio que deságua no município.
* Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus): representante da avifauna local que se alimenta da semente da palmeira Indaiá – árvore símbolo do município.
* Saíra-de-sete-cores (Tangara seledon): Representante da avifauna local bastante comum, inclusive em ambientes urbanos, que se destaca por suas cores vibrantes.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui