15.9 C
Timbó
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Comunidade recebe obras de melhorias

Data:

Comunidade recebe obras de melhorias
INFRAESTRUTURA: Máquinas realizam diversos trabalhos em várias localidades do município, buscando …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL ? Máquinas e homens estão em todos os bairros do município de Indaial realizando obras de diversos tamanhos. O trabalho tem por único objetivo melhorar a qualidade de vida dos indaialenses e desobstruir os obstáculos deixados pelas fortes chuvas que castigaram o município no final de 2008 e início de 2009. Entre os trabalhos está a realização de uma obra solicitada, há mais de oito anos, pelos moradores do bairro Encano Baixo.

- Publicidade -

As máquinas da Prefeitura de Indaial, coordenadas pela Secretaria de Obras, estão realizando a colocação de mais de 200 tubos de 80 e 60 centímetros de diâmetros no Loteamento Real, em Encano Baixo. Com a colocação dos tubos, que tem por objetivo ajudar na captação da água pluvial, mais de 50 famílias serão beneficiadas. Segundo os moradores já existia uma tubulação no local, mas os tubos eram muitos finos e não conseguiam conduzir as águas da chuva em sua totalidade, sendo que a mesma ficava parada e produzindo um cheiro horrível. ?As crianças não podiam brincar ali por perto em razão do cheiro?, afirmam os moradores.

Nesta semana será dada continuidade a obra, pois foi necessária interrompê-la em razão de uma rocha que precisa ser detonada. ?A Administração está buscando uma empresa terceirizada para realizar a detonação da rocha?, explica o secretário de Obras, Harold Voigt ao afirmar que a contratação da empresa deve acontecer ainda nesta semana para que a obra possa ser finalizada o mais breve possível.

Na mesma rua foi desentupida a tubulação de esgoto. Acredita-se que pelo estrago que tem na beirada da calçada há mais de anos que a tubulação estava entupida. ?Assim que tivermos o local definido para a retirada de barro e macadame, estaremos preenchendo a estrada, que ficou com várias valetas e buracos, em razão do esgoto que escoava das tubulações?, observa o secretário.

Outra obra, importante para os indaialenses, está sendo finalizada na rua Uberlândia – bairro Benedito. Segundo Harold, foram colocados naquela rua, mais de 125 tubos de um metro de diâmetro e diversos de menores dimensões. ?Foi trocada a tubulação que existia, mas tinha tubos de diâmetros muito pequenos e que não conseguiam captar a água pluvial em sua totalidade, causando problemas de enxurradas que entrava em diversas casas localizadas na rua?, destaca o secretário.

Já na rua Palotina e no Ribeirão Kellermann estão sendo realizados trabalhos de desobstrução das estradas, que estavam sem acesso desde as chuvas e deslizamentos ocorridos nos meses de novembro e dezembro de 2008. As estradas estavam intransitáveis e diversas tubulações foram arrancadas.

Neste sentido, a Defesa Civil de Indaial buscou recursos junto a Defesa Civil do Estado e licitou máquinas para a realização do trabalho. A equipe de profissionais e algumas máquinas da Secretaria de Obras estão acompanhando os trabalhos e construindo novas travessias com a colocação de tubulações, aonde foram arrancados. As estradas estão sendo alargadas, possibilitando novamente a passagem dos moradores pelas ruas.

Mais um trabalho que prossegue no município é a limpeza de bocas de lobo e tubulações de esgoto. O caminhão que foi licitado comporta um tanque e uma bomba que solta à areia e o barro que trancava os canos e, suga para o tanque o esgoto ali parado. No Centro, a equipe da Secretaria de Obras detectou um buraco na rua Castelo Branco. Era uma infiltração antiga de água que existia de baixo do calçamento. Neste local estão sendo colocados mais de 10 tubos de 30 centímetros de diâmetro. O secretário de Obras ressalta que o objetivo da Administração e priorizar os bairros e ruas atingidas pelas chuvas e deslizamentos sem deixar de atender aos pedidos de todos os indaialenses. ?Estamos com máquinas em todas as frentes visando atender a todos os cidadãos da melhor foram possível, priorizando sempre as solicitações mais urgentes e que envolvem um maior número de beneficiados?, observa o secretário.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui