26.4 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Comunidade reclama pela falta de médicos nas unidades de saúde

Data:

Comunidade reclama pela falta de médicos nas unidades de saúde
SAÚDE: Falta de médicos é um dos principais problemas que a Administração tenta solucionar na S …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL– A comunidade de diversos bairros do município de Indaial está reclamando pela falta de médico nas unidades de saúde. Muitos estão, atualmente, indo buscar atendimento nos municípios vizinhos. De acordo com a secretária de Saúde de Indaial, Enedina Machado de Pin, a falta de médicos em algumas unidades de saúde é um dos problemas que a nova Administração encontrou ao assumir o município em janeiro deste ano.
“Hoje não temos profissionais médicos nas Unidades de Saúde da Família – USF de Irineu Kienen – Encano Baixo, Guinther Ricardo Ebert – Warnow, Bertolina May Kechele – Benedito, Renato Ferreira de Melo – João Paulo II e Dr. Nilo de Freitas – Rio Morto, além de termos três áreas descobertas pelos agentes comunitários de saúde (uma em Encano Alto e duas no bairro Carijós), sendo que temos mais cinco agentes que pediram demissão devido ao baixo salário”, informa a secretária. Ela afirma que os usuários destas unidades estão sendo atendidos no Sistema de Atenção Integral da Saúde – Sais.
Para resolver este problema, a Saúde de Indaial abre hoje, dia 24 de abril, as inscrições do processo seletivo para a contração de profissionais da área. Serão oferecidas cinco vagas para médicos/clínico geral, três vagas para enfermeiros, uma vaga para farmacêutico/bioquímico, duas vagas para psicólogo e duas vagas para técnico em enfermagem. As inscrições poderão ser feitas através da internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br. As provas serão aplicadas no dia 24 de maio em local a ser divulgado posteriormente.
Também será feito processo seletivo – modalidade emprego público para a contratação de cinco médicos do Programa Saúde da Família, um técnico de enfermagem para o Samu e seis agentes comunitários. Também será aberto cadastro reserva para as vagas de enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Para este processo as inscrições também devem ser feitas através da internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br. Os profissionais que foram classificados no processo seletivo deverão iniciar os trabalhos já no mês de junho.
Outra reclamação da comunidade é em relação a não realização de encaixe. O que era o encaixe? Os pacientes vinham até o Sais e esperavam a oportunidade de serem consultados quando um dos pacientes agendados faltava. “Esse procedimento era desconfortante para o usuário que, em muitos casos, esperava o dia todo e nenhum dos pacientes agendados faltava, tendo que vir novamente no outro dia”, explica a secretária. Ela frisa que não existe mais encaixe, somente atendimentos de urgência e emergência.
“Em muitas situações a espera gerava insatisfação nos pacientes que estavam aguardando um encaixe, principalmente, quando vinham ocorrências de urgência e emergência que precisavam ser atendidas”, destaca a secretária. Ela termina lembrando que os usuários precisam respeitar as datas das suas consultas, agendadas mensalmente.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui