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sexta-feira, 26 de julho de 2024

Conferencistas propõem emendas ao documento referência da Conae 2010

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Conferencistas propõem emendas ao documento referência da Conae 2010
EDUCAÇÃO: A partir de agora, as propostas de emendas serão sistematizadas e encaminhadas para a c …

Cleiton Baumann

JULIANA SANCHES/JMV

RIO DOS CEDROS – Mais de 30 emendas ao documento referência da Conferência Nacional de Educação (Conae) foram propostas durante a etapa municipal do evento, que aconteceu no último dia 14 de julho, no Salão Comunitário de Rio Rosina, em Rio dos Cedros. Aproximadamente 96 delegados participaram da 1ª Conferência Municipal de Educação. A etapa nacional está marcada para abril de 2010, em Brasília.
A partir de agora, as propostas de emendas serão sistematizadas e encaminhadas para a conferência regional, que será realizada no próximo dia 26 de agosto, em Timbó, e, se aprovadas, farão parte do relatório base que resultará no 2º Plano Nacional de Educação, meta da Conae. As emendas serão defendidas pelos 12 delegados mais votados no evento.
A conferência municipal se diferenciou das demais, porque pela primeira vez, teve ampla participação de representantes do poder executivo; gestores públicos e privados; trabalhadores da educação básica, superior e demais modalidades (profissionalizante, especial, jovem e adulto) pública e privada; de organizações de  pais  e estudantes;  e gestores.  “A Conae é um espaço democrático aberto para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e a sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira”, relatou a coordenadora municipal da Conae, Giovana Lenzi.
A conferência intermunicipal teve o patrocínio do Ministério da Educação, sob o tema “Construindo um sistema nacional articulado de educação: plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação”. Coube aos participantes o estudo do eixo temático “Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar”, já que a permanência do educando na escola torna-se um desafio para a Secretaria de Educação de Rio dos Cedros, devido às distâncias existentes entre muitos alunos e sua escola.

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