19.5 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Deslizamentos colocam Defesa Civil em alerta

Data:

Deslizamentos colocam Defesa Civil em alerta
PERIGO: Chuvas recentes deixam famílias desabrigadas e diversas áreas de risco em monitoramento …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Acreditando que os problemas de deslizamentos em morros e encostas estavam superados, a Defesa Civil de Indaial teve uma grande surpresa no último fim de semana, dias 1º e 2 de agosto. Diversas foram as ações desencadeadas pela Defesa Civil para atender os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que caíram sobre o município e pela região.
Segundo o presidente da Defesa Civil, Sedenir Caetano (Bagaio), e o encarregado Altair Brassiani (Pelé), as chuvas ocasionaram quedas de barreiras nas ruas Doutor Blumenau e na Marechal Floriano Peixoto – bairro Estrada das Areias. As duas barreiras já foram retiradas pelas máquinas da prefeitura. Pelé destaca que foi necessário, no sábado, fazer a retirada de uma família que residia em uma casa na localidade de Encano Baixo. A casa apresentou problemas estruturais.
Também foram registradas pequenas quedas de barreiras na rua Palotina. “Essas barreiras não chegaram a interromper o trânsito na localidade, mas a área está sendo monitorada pela Defesa Civil”, destaca o encarregado. No bairro Estrada das Areias. foram registrados problemas de deslizamentos de barreiras junto a uma residência. Os profissionais da Defesa Civil estão avaliando o morro e a família foi removida para uma residência de parentes.
Pelé destaca que durante todo o dia de sábado foi monitorado o nível do rio Itajaí-Açu. Às 11 horas, eles registraram nível 4,10 metros acima do normal. Às 12 horas, o rio já tinha subido para 4,18 e às 13 horas, para 4,20. O encarregado relata que foi registrado, com alívio, a queda do nível do rio para 4,16, quando da última medição do dia, feita por volta das 16 horas.
No domingo. a medição do rio foi realizada às 9 horas e registrou 3,70 acima do nível normal, fato que deixou os profissionais da Defesa Civil mais tranquilos, pois estava ocorrendo uma queda constante do nível do rio. Os profissionais da Defesa Civil, cuja sede fica junto às secretarias de Obras, Planejamento e Habitação, seguem monitorando todas as áreas de risco do município de Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui