30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dinamarqueses realizam visita técnica na Associação Participativa Recicle

Data:

Dinamarqueses realizam visita técnica na Associação Participativa Recicle
CONHECIMENTO: Grupo de professores busca informações sobre o trabalho de coleta, separação e ven …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Conhecer a forma de trabalho da Associação Participativa Recicle Indaial – Apri. Este foi o objetivo dos integrantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Furb e professores da Universidade de Roskilde (RUC) e da Universidade de Copenhague (KU), da Dinamarca, ao realizarem uma visita técnica, no dia 15 de julho, a sede da Apri, em Indaial.
Na oportunidade, os professores conversaram com os integrantes da associação e responsáveis das secretarias de Saneamento e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e a Administração e Finanças.
Os professores conheceram a forma de separação do lixo reciclável, questionaram sobre a forma de comercialização dos produtos, leis ambientais aplicadas na questão de reciclagem do lixo, ambiente de trabalho e apoio que a associação recebe da administração municipal.
Os responsáveis pela Apri informaram os visitantes que é uma associação que tem como objetivo selecionar o “lixo” reciclável da cidade de Indaial. Trata-se de um empreendimento da Economia Solidária. A associação não possui um dono, todos os ganhos da venda do material separado são divididos igualmente por todos.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/Furb presta serviços de assessoria aos empreendimentos populares. Atualmente, atende empreendimentos populares das cidades de Indaial, Blumenau, Gaspar e Ilhota. Sua equipe é formada por professores da área de psicologia, economia, contabilidade, serviço social, moda, direito, administração e ciências sociais e por bolsistas (estudantes universitários). O objetivo é auxiliar na autogestão a partir dos conhecimentos produzidos na universidade, ou seja, trata-se de um trabalho de extensão universitária.
A visita técnica teve por objetivo viabilizar possíveis convênios para geração de mais estrutura para os associados da Apri.
Para finalizar a visita, o grupo de professores conheceu o novo galpão que está em fase de conclusão e que em breve servirá para a instalação dos trabalhos de reciclagem.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui