23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Encontro Municipal discute a importância da palavra ?Cultura?

Data:

Encontro Municipal discute a importância da palavra ?Cultura?
CULTURA: Indaialenses se reúnem para escolher os conselheiros que integrarão o Conselho de Cultura …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Pensar a cultura de forma planejada é o desafio contemporâneo de todos os municípios e grandes cidades. Com este objetivo a Fundação Indaialense de Cultura – FIC, em parceria com a Prefeitura de Indaial, promoveu na noite do dia 17 de junho, o 2º Encontro Municipal de Cultura.
O evento, que inicialmente trabalhou o tema: “Cultura e Diversidade, Diretrizes sobre o Plano Nacional de Cultura”, também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau, professora Noemi Kellermann, acompanhada da advogada da Fundação Cultural de Blumenau – Dagmar Zimmermann e do secretário executivo do Conselho Municipal de Blumenau e Gerente de Eventos da Fundação Cultural de Blumenau, Rolf Geske.
A presidente e sua equipe apresentou um pequeno relato de experiências em Blumenau. Noemi, em sua apresentação, destacou o significado da palavra cultura. Segundo ela cultura é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo e metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
O prefeito Sérgio Almir dos Santos, em seu pronunciamento, afirmou que a Fundação Indaialense de Cultura promoveu este evento visando sanar dúvidas, trazer informações para facilitar a implantação do Conselho Municipal de Cultura em Indaial, visando atender uma diretriz nacional. “Este é o primeiro passo para a realização da Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá em setembro, no município de Indaial”.
Durante a noite foi realizada ainda a indicação de novos membros para o Conselho de Cultura de Indaial. Para finalizar o 2º Encontro Municipal de Cultura, a diretora executiva da FIC, Siegrid Wamser Ribeiro, repassou aos presentes em que estágio de desenvolvimento se encontra as ações do Conselho Municipal de Cultura de Indaial – Comuc.
Conforme o cronograma de ações acontece hoje, dia 23 de junho, 19h30min, na FIC, a reunião com segmentos culturais para a escolha de conselheiros que integrarão o Comuc de Indaial. Já no dia 30 de junho, às 19h30min, na FIC, será realizada a posse dos conselheiros e a eleição da Diretoria.
Marcaram presença no evento, indaialenses engajados na questão cultural ligados a grupos folclóricos, musicais, de teatro, dança, patinação, artesãos, escritores, poetas, professores, entre outros convidados que almejam o desenvolvimento cultural da cidade.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui