30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Entidades realizam ações preventivas na Semana do Meio Ambiente

Data:

Entidades realizam ações preventivas na Semana do Meio Ambiente
PRESERVAÇÃO: Durante sete dias a comunidade de Indaial se mobiliza em ações que têm como tema a …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável. Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destróem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra.
Em Indaial foram organizadas pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, juntamente com a Fundação Indaialense de Cultura, Secretarias de Planejamento e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Obras e Assistência Social, Uniasselvi – através do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – Coave, projeto Cobra Viva, Ong AnGhUsA, Câmara de Vereadores, Apae e empresas Habitark Engenharia e Brasil Recicle, diversas atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente.
Para os organizadores, o principal objetivo deste evento é a conscientização sobre os valores ambientais, abordando a relação do homem com o meio ambiente, a importância da água para os seres vivos, a prática da coleta seletiva, assim como a importância da arborização urbana, levando a população a mudar os seus hábitos de uma forma dinâmica.

Exposição “Reciclando com Arte”

- Publicidade -

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões emergenciais sobre o meio ambiente no município de Indaial e no mundo e estimular a criação de obras com material reciclado, a Secretaria de Educação e a Fundação Indaialense de Cultura – FIC promoveram a “Mostra Escolar Reciclando com Arte”. O evento teve por base a exposição de brinquedos e esculturas de sucatas confeccionadas com material reciclado. Participaram da exposição dez escolas, cada uma com cinco trabalhos, totalizando 50 objetos.
As obras expostas no Salão de Eventos e Jardins da FIC serão avaliadas por um grupo de jurados, sendo que os cinco melhores trabalhos serão premiados com um passeio no Parque Municipal da Serra do Itajaí. A divulgação e premiação dos trabalhos escolhidos acontecem hoje, dia 5 de junho, às 9h, na FIC.


Trabalhos escolares reforçaram a preservação

A Semana do Meio Ambiente mobilizou as unidades de educação infantil e escolas municipais. Durante cinco dias foi desenvolvido o concurso de cartazes, teatro, música, dança e poemas relacionadas ao Meio Ambiente.
Os alunos da Unidade de Educação Infantil “Hilário Buzzarello” realizaram exposições de cartazes sobre o Meio Ambiente mini gincana ecológica; apresentação de paródias sobre o meio ambiente com letras que visam a conscientização dos pequeninos sobre a importância de preservar, não jogar lixo e saber fazer a reciclagem; desfile de moda com roupas feitas com sucatas; exposição de brinquedos confeccionados com material alternativo. Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, os alunos da Unidade estão realizando uma parada ecológica com a distribuição de sacolas para veículos.


Alunos aprendem a reciclar com criatividade

Os alunos, pais e professores da Escola Básica Municipal Professora Maria da Graça dos Santos Salai, comemoram a “Semana do Meio Ambiente” com atividades que visam o reaproveitamento de materiais recicláveis para confeccionar jogos, brinquedos e obras diversas. Segundo a coordenação da Escola, esse trabalho teve por objetivo o e reduzir, reaproveitar e reciclar os materiais antes de jogá-los no lixo, além de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da participação de todos nesse processo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui