22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Epagri ensina pratos saborosos à base de maçã

Data:

Epagri ensina pratos saborosos à base de maçã
SAÚDE: Programa de Educação Alimentar das Famílias, promovido pela Epagri, auxilia produtoras ru …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Ensinar as mulheres rurais a utilizar, no cardápio alimentar da família, alimentos da época. Este é o principal objetivo da Epagri, através da extensionista Ilaini Marli Maihack Brassiani, ao realizar cursos com as mulheres rurais de Indaial. Nesta semana as agricultoras estiveram reunidas com a extensionista da Epagri nas dependências do Posto de Atendimento da Cidasc, para em conjunto, desenvolverem pratos saborosos utilizando a maçã, fruta da época e que todas as famílias consomem.
O curso, que integra o Programa de Educação Alimentar das Famílias oportunizou as mulheres a elaborarem receitas especiais e muito saborosas utilizando a fruta e também sua casca. “Todas as receitas são aquelas que as mulheres já conhecem, mas foram inovadas com a introdução de ingredientes que enriquecem o sabor das mesmas”, destaca a extensionista.
Ela informa que estudos clínicos recentes afirmam que o consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável, pois contém uma grande quantidade de flavonóides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol. Daí o seu consumo é benéfico para a saúde do coração.
Ilaini observa que também foi oportunizado as 27 mulheres participantes do encontro a fazerem uma gostosa sopa à base de alface. “A alface é um produto que hoje as agricultoras têm em grande quantidade em suas hortas e que pode ser utilizado de outras formas, não somente como salada. A sopa é muito gostosa e fácil de fazer”, destaca a extensionista.
Para Elvira Kloehn, de 71 anos é importante participar do curso para conhecer novas receitas e aprender novidades. Concórdia Maass, de 65 anos, afirmou que foi a primeira vez que participou do curso, mas agora que descobriu como é importante sempre buscar novas receitas irá participar mais vezes. Geni Koehler, de 59 anos, destaca que sempre quando tem curso, deixa seus afazeres diários para buscar novas informações, pois sempre é interessante aprender novas receitas e fazer para a família no final de semana.
Já a agricultora Helga Hertel Hoe participa dos cursos, pois sempre tem uma receita nova onde pode utilizar os produtos de sua horta sem ser preciso comprar alimento industrializado. “Aprendemos a fazer pratos saborosos com produtos naturais e que nós mesmos cultivamos”. Durante a tarde as mulheres aprenderam a fazer além da sopa de alface, o bolo de aveia com maçã e canela, a torta de maçã, o pavê de morango e lascas de polvilho.
No final, para degustar os pratos que foram feitos, marcaram presença no curso o prefeito Sérgio Almir dos Santos, a primeira dama, Marineuza Tilmann dos Santos, o vice-prefeito, Mario Withoeft, e o secretário de Agricultura, Nivald Reicheld. A Administração Municipal e a Epagri são parceiras na realização dos cursos e eventos que envolvem as produtoras rurais de Indaial.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui