26.4 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Epagri realiza cursos de culinária com produtos locais

Data:

Epagri realiza cursos de culinária com produtos locais
CAPACITAÇÃO: Mulheres rurais são estimuladas, através de cursos, a utilizar no cardápio diário …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Ensinar as mulheres rurais a utilizar, no cardápio alimentar da família, alimentos que produzem em suas hortas. Este foi o principal objetivo da Epagri, através da extensionista Ilaini Marli Maihack Brassiani, ao realizar cursos com as mulheres agricultoras de Indaial. Nesta semana, elas estiveram reunidas com a extensionista da Epagri nas dependências do Posto de Atendimento da Cidasc, para em conjunto, desenvolver pratos saborosos utilizando alimentos que são produzidos localmente.
O curso, que integra o Programa de Educação Alimentar das Famílias, oportunizou as mulheres a elaborarem receitas doces e salgadas à base de farinha de milho (fubá). “Todas as receitas são aquelas que as mulheres já conhecem, mas foram inovadas com a introdução de ingredientes locais”, destaca Ilaini ao informar que para estas receitas foi utilizado o fubá amarelo e fino.
Para a agricultora Edith Zibell é importante participar do curso para conhecer novas receitas e aprender novidades, além é claro, de saber que podem fazer coisas saborosas com os produtos que cultivam em suas hortas. Nadir Rauch destaca que sempre quando tem curso, deixa seus afazeres diários para buscar novas informações, pois sempre é interessante aprender novas receitas e fazer para a família no final de semana.
Já a agricultora Helga Hertel Hoe participa dos cursos, pois sempre tem uma receita nova em que possa utilizar os produtos de sua horta sem ser preciso comprar alimentos industrializados. “Aprendemos a fazer pratos saborosos com produtos naturais e que nós mesmos cultivamos”. Olivia Furlanetto Eggert afirma que participa desde o primeiro curso que a extensionista ministrou e sempre consegue levar novidades para casa. “No final de semana após o curso, faço a minha família de cobaia saboreando os pratos que aprendo aqui”, comenta sorrindo.
A extensionista explica que optou em repassar algumas receitas à base de farinha de milho por ser um produto cultivado no município, além de ser um cereal nobre de elevado valor calórico, contendo vitaminas A e B, carboidratos, cálcio, ferro, cobre, fósforo, zinco, enxofre, magnésio e manganês. Sua proteína, quando associada a uma leguminosa (feijões) ou ao leite, é quase completa. O óleo de milho, cuja gordura (gordura boa) é uma das principais fontes de ômega-6 existentes, contribuindo para a prevenção de distúrbios cardíacos. Outra propriedade do óleo de milho é seu elevadíssimo teor de vitamina E, que previne ou evita a ação dos chamados radicais livres.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui