30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Escritora lança livro que conta a vida e obras dos prefeitos

Data:

Escritora lança livro que conta a vida e obras dos prefeitos
No inicio do mês de maio, aconteceu o lançamento do livro ?Vida e Obra dos prefeitos do município …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

INDAIAL – A escritora Edltraud Zimmermann da Fonseca está com mais uma obra no mercado. No inicio do mês de maio, aconteceu o lançamento do livro “Vida e Obra dos prefeitos do município de Indaial”, no Espaço Cultural Vitrúvio, da Uniasselvi. Segundo a escritora, em entrevista ao repórter Salmos de Souza, da JMV TV, o livro é mais um lançamento da Editora Uniasselvi.

Edltraud conta que o livro, composto por 211 páginas, apresenta as biografias dos 25 prefeitos indaialenses e suas principais realizações. A escritora descreve, na apresentação do livro, que os quase 60 mil habitantes de Indaial precisam conhecer seus prefeitos, “para que seus empenhos e lutas não tenham sido em vão”. A obra integra a coleção Memórias do Vale.

- Publicidade -

Em entrevista a escritora conta que seu fascínio por Indaial teve início em 1984, quando esteve na cidade em visita a sua irmã, Maria de Lourdes. Em 1985, Edltraud ficou viúva com cinco filhos, sendo difícil permanecer em São Paulo, mudou-se em 1986 para a cidade de Indaial, que como árvore gigantesca, agasalha e protege aqueles que para cá emigram. “Fiquei próxima a minha irmã mais velha”, conta ela.

A escritora já tem em seu currículo os livros: Indaial, cidade das plantas e das flores e Prazer em conhecê-lo. “Essas duas obras trouxeram para minha vida, além do prazer , também o conhecimento da existência de personagens inesquecíveis. Homens e mulheres, fortes, destemidos, incansáveis, na luta para o progresso e o desenvolvimento desta encantadora cidade; não foram desbravadores, abrindo caminhos na mata, enfrentando feras e índios, isto coube aos seus valorosos antepassados. Suas vidas foram dedicadas ao engrandecimento de Indaial, na luta pela emancipação política para que se tornasse município, ao progresso, abertura de ruas, criação de hospital, construção de colégios, centro agropecuário, sociedades esportivas, incluindo o sonho da construção de um campo de aviação; crescimento em todos os setores da sociedade, visando sempre à qualidade de vida para seus habitantes”, relata Edltraud.

Durante a entrevista, que está completa e disponível no site do JMV TV: www.jmv.tv.com, a escritora afirmou que este humilde trabalho que é apresentado através de mais um livro é uma pequena homenagem a estes grandes homens. “São muitos os nomes que apareceram em reuniões, debates e soluções para problemas serem resolvidos; movimentos surgidos para que Indaial se tornasse esta cidade linda, acolhedora, moderna, cultural em sua essência”, destaca ela ao frisar que a cidade, hoje, com quase 60 mil habitantes precisa conhecê-los , tomar conhecimento de suas existências para que não fiquem esquecidos, para que seus empenhos e lutas não tenham sido em vão. “Alguém já afirmou: a pessoa não morre enquanto estiver viva a última pessoa que lembre e fale dela. Este é o meu propósito. Homens e suas mulheres que os estimularam no mister de governar, sem esmorecer, enfrentado criticas e opositores, não podem morrer. Haverá sempre, em todos os tempos, alguém que como eu, deles se lembrará”, salienta a escritora.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui