23.3 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Família Rugilo produz bombons trufados com sabor saudável

Data:

Família Rugilo produz bombons trufados com sabor saudável
SABOR: Doces caseiros produzidos com ingredientes de qualidade oferecem sabor diferenciado aos aprec …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Criatividade e sabor são ingredientes que costumam combinar muito bem com chocolate e leite condensado. Foi com esse pensamento que a professora aposentada Eva Helena Kawa Rugilo resolveu se arriscar na profissão de doceira. Morando há quase quatro anos em Indaial – na rua Dr. Blumenau, 719 – ela, seu marido Ernesto (engenheiro florestal) e o filho Arnon (técnico em pecuária) buscaram na produção e venda de doces caseiros uma alternativa de renda, criando a marca – Everu Trufados. Eva explica que ao entrar no negócio de doces caseiros, sabia que estes deveriam ter um sabor original e também oferecer um visual atraente, algo que despertasse o paladar e a visão.
O resultado está presente nos bombons/trufas e pão de mel que produzem. Um luxo saboroso. Eva conta que sempre gostou de fazer doces e bolos para festas da escola onde dava aula, ou em casa, para amigos. A facilidade em lidar com a mistura de ingredientes para produzir doces ajudou-a a testar novas maneiras de refazer doces já conhecidos.
Seus clientes, de atacado, são padarias, postos de gasolina, salões de beleza, mercados, lanchonetes e restaurantes de Indaial e da região; o varejo é coberto por Ernesto, que levanta bem cedo e com uma sacola térmica, visita lojas, escritórios, consultórios, órgãos públicos e outros, sendo cada local, nos diversos municípios, visitados um dia por semana.
“Tenho meus clientes que sabem o dia que vou passar em cada município (todas as cidades do Médio Vale do Itajaí, com exceção de Blumenau e Timbó, onde as vendas são feitas somente por encomenda) e alguns me esperam com o dinheiro contado para efetuar a sua compra”, conta ele.

Produção registra queda neste ano
Ernesto comenta que as vendas são efetuadas de porta em porta, e que no inverno a venda é bem maior do que no verão. Conta que no ano de 2008, produziram quase 100 quilos de pão de mel ao mês. Já este ano, com a crise, houve uma queda, passando para 70 quilos/mês, e as trufas que passavam de três mil unidades foram reduzidas para apenas duas mil em 2009. São produzidos 26 sabores de trufas, sendo que nozes, casadinho, morango, brigadeiro e dois amores, são os que mais vendem.

Leite condensado é a base da receita
A receita básica tem como ingrediente principal o leite condensado, sendo que os sabores são modificados com a aplicação de sabores naturais e alguns artificiais, sucos e frutas, todos banhados na cobertura de chocolate branco ou preto, também misturados. Todos os ingredientes são de excelente qualidade e buscam oferecer aos consumidores um produto com sabor diferenciado.
Eva afirma que um dos segredos do sabor especial dos seus produtos é o amor que ela e o filho dedicam à produção. “Não temos horário de trabalho, sempre estamos envolvidos com a produção de trufas e pão de mel, o que nos toma muito tempo. Tem sabor de trufa que pegamos até 13 vezes na mão para entregá-lo à venda”, ressalta ao comentar sobre os cuidados que se precisa ter para que a trufa ofereça o sabor e a qualidade almejada.
Qualidade e inovação, aliás, são as duas características principais do trabalho de Eva e sua família, que não abre mão de utilizar sempre a melhor matéria-prima e as melhores técnicas de confecção de chocolates, além da busca incessante pela inovação, sempre lendo, experimentando e criando novas combinações de sabores, texturas e formas (um exemplo é o estudo de novos produtos para o futuro, como alfajor, os bem-casados e os macrons para casamentos).

- Publicidade -

A trufa
A trufa é um tipo de doce feito com chocolate, mas não é só isso, é a realização dos seus desejos quando você tem aquela vontade súbita de comer um docinho. Ela pode ser feita com uma massa de chocolate com sabores ou mesmo tradicional enrolada e banhada no chocolate ou pode ser feita em forminhas, onde ela ganha um aspecto de bombom. Trufas são uma combinação perfeita de chocolate com recheio, é sempre possível agradar alguém com esse doce, pois ele permite criar e atender a todos os gostos. Ao mesmo tempo que é um chocolate é uma sobremesa e um docinho para matar a vontade, ou seja é tudo.


[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui