30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Festa do Colono registra público superior a 10 mil pessoas

Data:

Festa do Colono registra público superior a 10 mil pessoas
HOMENAGEM: Parque Ribeirão das Pedras foi palco de evento em homenagem ao dia o colono, encerrando …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Uma festa onde o homenageado foi aquele que planta os alimentos que estão na mesa de todos os indaialenses: o colono. A 41ª edição da Festa do Colono, que teve início na tarde de sexta-feira, dia 24 de julho, com apresentações musicais na Feira Livre de Indaial, e prosseguiu até o final da tarde de domingo, dia 26, com diversas atrações.
O evento, realizado no Parque Ribeirão das Pedras, teve o objetivo de comemorar o Dia do Colono e do Agricultor, ambos celebrados neste mês, nos dias 25 e 28, respectivamente. O evento contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas, entre agricultores, familiares e comunidade local e regional, nos dois dias de festa. De acordo com a organização, mais de 880 agricultores foram agraciados com o almoço de domingo, sendo que no total, foram servidos 1.950 churrascos.
No sábado, dia 25, o ponto alto do evento foi à missa celebrada pelo padre João Bachmann, com acompanhamento musical da dupla Raiz & Sertão. Mais de três mil pessoas estiveram celebrando, juntamente com o padre, a missa rural no Parque Ribeirão das Pedras. Após a missa foi realizada a abertura oficial da 41ª Festa do Colono com a presença de autoridades locais e regionais.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Sérgio Almir dos Santos destacou a importância do colono para o desenvolvimento do município.  Em seu pronunciamento, ele afirmou que a data é importante e que deve ser comemorada porque, mesmo sendo uma cidade urbana, Indaial ainda conta com uma vasta área de agricultura.
No município aproximadamente 1.800 pessoas residem no meio rural e tem alguma ligação com a agricultura. Há os que trabalham em período integral na lavoura, e aqueles que trabalham em fábricas e dedicam parte do seu tempo para manter a propriedade, seja com criação de animais, plantio de hortaliças, ou mesmo, como fonte complementar de renda.

Dois dias de muita música e cultura

- Publicidade -

Após a solenidade de abertura, que contou com a participação da Orquestra Municipal “Werner Pabst”, os presentes tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação da Banda Chamativa e o show com a dupla Rodolfo & Ravel. Para finalizar a noite foi realizado o baile com o Grupo Momentos, do Rio Grande do Sul.
A festa também foi animada, durante a noite de sábado, no Galpão de Eventos do CTG Amigos da Cavalgada, localizado junto ao Parque. No local houve apresentação da Banda Mania do Tchê. Já no domingo, a festa teve continuidade no Parque, com o almoço para as famílias agricultoras e a apresentação do Grupo Indaialense de Viola Caipira, além de momentos de humor com o show da dupla Rudy & Willy.
Também aconteceram apresentações culturais dos grupos folclóricos da Fundação Indaialense de Cultura, show dos Irmãos Fiebes e banda, assim como apresentações do musical JP, da dupla Theo & Edu e da banda Som Geral. Com entrada gratuita nos dois dias de festa, as famílias rurais e a comunidade local tiveram a oportunidade de comemorar os costumes e tradições coloniais com muita música, gastronomia, feiras e exposições de produtos locais.
A 41ª Festa do Colono e Indaial foi uma promoção da Prefeitura de Indaial através das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo e Eventos com o apoio da Associação de Aquicultores de Indaial – Aainda, Cooperativa da Agroindústria Artesanal de Indaial – Agroarte, CTG Amigos da Cavalgada, Policia Militar de Indaial, Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial – Condri, secretarias e fundações municipais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui