17 C
Timbó
domingo, 21 de abril de 2024

Grupo de dança Impacto da Apae leva a inclusão para as escolas municipais

Data:

Grupo de dança Impacto da Apae leva a inclusão para as escolas municipais
INDAIAL ? Uma novidade movimentou os alunos da Escola Especial ? Apae de Indaial. Durante vários an …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: APAE

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

INDAIAL – Uma novidade movimentou os alunos da Escola Especial – Apae de Indaial. Durante vários anos os alunos do educandário especial participam do “Festival Nossa Arte”, evento que é realizado a cada dois anos pela Federação das APAES. O evento tem por objetivo trabalhar a inclusão e a interação das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte. “Este momento é tão esperado pelos alunos, que fez com que em 2011, ano em que o mais recente foi realizado, com iniciativa da então professora de artes Denise Di Bernardi, do professor de educação física Sandrei Rafael Batista e com o apoio da direção fosse formado o Grupo de dança e teatro que se denominou Grupo Impacto”, explica a diretora da Apae de Indaial, Orentina Rita de Andrade.
Segundo Rita, o Grupo tem o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade, juntando atividades e conceitos da dança, do teatro da expressão corporal, de noção espaço corpóreo, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora ampla, ritmo, posicionamento de palco, entre outros. “Não sendo este, o ano em que ocorre o evento, e como o corpo docente é muito instável, por falta de concurso público, o professor Sandrei, ainda atuante na educação especial, e a professora Denise (voluntariamente), agora atuante na rede municipal, mantiveram o trabalho com o grupo Impacto uma vez por semana, atendendo à solicitações que surgiram durante a Mostra de Trabalhos realizada ano passado na Apae, ampliando assim a proposta, e mostrando  o trabalho da Apae nas escolas da rede municipal de ensino”, relata a diretora da entidade.
De acordo com Rita as apresentações estão sendo realizadas periodicamente às sextas-feiras pela manhã, em escolas da rede municipal de ensino. “Tanto se divulga a inclusão, momentos como este, evidenciem o fato. Inúmeras deficiências estão neste contexto, não sendo apenas intelectuais, mas em alguns casos associadas a deficiências físicas e múltiplas”, afirma a diretora ao agradecer o empenho dos professores do educandário que se dedicam com amor ao alunos especiais.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui