22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Grupo Folclórico Polonês presente em eventos culturais

Data:

Grupo Folclórico Polonês presente em eventos culturais
ETNIA: Integrantes representam através da dança as diversas regiões da Polônia …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – O Grupo Folclórico Polonês Piaskowa de Indaial, oficializado como o quarto Grupo Folclórico Polonês do Estado de Santa Catarina, no último dia 13 de junho foi destaque no palco cultural da 21ª Festa do Pinhão, em Lages. Durante o evento, o grupo apresentou, durante 40 minutos, um repertório magnífico, recebendo muitos elogios pelo ritmo, cor, história, amor, graça e vigor.
No dia de ontem, 18 de junho, o grupo esteve presente na 12ª Semana de Moda da Uniasselvi. Na oportunidade, os integrantes levaram ao palco os detalhes e cores dos seus trajes, confeccionados a partir dos originais da Polônia. Segundo o professor e coreógrafo do grupo, Fernando Anacleto, eles foram selecionados para se apresentar no palco principal da 10ª Edição do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau.
O evento, que é considerado um dos maiores Festivais do Folclore Nacional, apresentará, no período de 9 a 12 de julho, na Vila Germânica, grupos folclóricos de todo Brasil. “O grupo indaialense estará representando a etnia polonesa”, destaca Fernando. O grupo tem um repertório de 20 danças, e em cada apresentação com suas coreografias, representa diversas regiões da Polônia.
Fernando convida a comunidade para conhecer e fazer parte do grupo. “Venha dançar e fazer amigos no Grupo Folclórico Polonês Piaskowa. São danças folclóricas polonesas com oficina em acrobacias e danças em geral. Nosso trabalho é ensinar, por isso não há desculpa: não sei dançar”. O grupo se reúne todos os sábados, as 16 horas, nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura.


- Publicidade -

História do Grupo Piaskowa

O Grupo Folclórico Polonês Piaskowa é um grupo amador, fundado em 2007, e tem como motivo e causa de sua existência a preservação e divulgação da cultura polonesa, além de educar os jovens para amar o folclore e cultivar as tradições de uma nação. O nome Piaskowa significa “Caminho das Areias” – uma pequena colônia de Indaial onde chegaram os primeiros imigrantes poloneses e que ainda hoje é constituída por famílias polonesas. O traje apresentado é o de Krakowiak, considerado nacional e oficial da Polônia.
O Grupo Piaskowa é composto por 18 integrantes descendentes de varias etnias, mas que falam um idioma universal que não tem fronteira: a dança. Os integrantes dedicam seu tempo ao folclore polonês e com muito orgulho representam a cultura polonesa de Indaial. A direção geral do grupo está a cargo da Associação Indaialense Folclórica Polonesa e, tem um forte apoio da Fundação Indaialense de Cultura e da Prefeitura Municipal de Indaial.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui