19.5 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Indaial realiza ações para marcar os 90 anos da Ponte dos Arcos

Data:

Indaial realiza ações para marcar os 90 anos da Ponte dos Arcos
Atividades de lazer acontecem no dia 9 e Exposição Arquivo segue até dia 13 de outubro …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTO/ PMI

INDAIAL – Uma grande festa está sendo organizada para marcar os 90 anos da Ponte dos Arcos. De acordo com a organização as festividades acontecem no dia 9 de outubro, domingo, a partir das 8h30min, com a realização da abertura oficial, seguido pelo Palco Móvel da Cultura – que contará com apresentações artísticas e musicais, além da presença do Coro Misto Indaiá, Banda FIC, Orquestra de Câmara de Indaial, Grupo Indaialense de Viola Caipira, Coral da FIC, Orquestra Tra-La-Lá, Grupo Folclórico Stella Alpina, Grupo Bogenbrücke Wolkstanzgruppe (Infantojuvenil), Dança FIC, entre outros.
A programação terá ainda das 9h às 10h30min a realização da 3ª Caminhada Encantos do Vale com o lançamento da Rota Ponte dos Arcos que terá um percurso de 5,1 quilômetros com saída da Beira Rio. A organização informa que não há inscrição prévia, basta chegar no horário. As primeiras 200 pessoas que chegarem para a caminhada, ganharão uma camiseta. Já para às 11h está programado a realização do desfile Comemorativo com a participação de Grupos Folclóricos e de Dança, Fanfarras, Banda Municipal Prefeito Werner Pabst e Entidades.
Ainda dentro da programação, das 8h30min às 12h acontecerá o Varal Fotográfico – Ponte dos Arcos em diferentes ângulos e tempos, Tenda do Artesanato, Tenda Literária, Tenda AMARHIN (Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá de Indaial) e Tenda MPB Engenharia (BR 470). 
A programação festiva tem por objetivo festejar os 90 anos da Ponte Emílio Baumgart (Ponte dos Arcos), com foro na valorização deste patrimônio histórico, O evento é aberto à comunidade e as atividades são gratuitas. A Ponte “Emílio Baumgart”, conhecida também como Ponte dos Arcos, é um dos principais monumentos do patrimônio material do Município. Foi tombada como Patrimônio Histórico Cultural da Cidade de Indaial pela Lei nº 4464, de 21 de setembro de 2011. Figura como ponto turístico, sendo um dos equipamentos mais fotografados. É reconhecida pela comunidade como um dos símbolos de relevância de Indaial.

Exposição Arquivo

- Publicidade -

No dia 10 de outubro, a Ponte Emílio Baumgart, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, em Indaial, completará 90 anos. Em alusão à data, a Fundação Indaialense de Cultura (FIC) Prefeito Victor Petters e o Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá se uniram para criar uma Exposição comemorativa, que  está aberta para visitação até o dia 16 de outubro.  A Exposição conta com a exibição do filme de inauguração da Ponte, em 1926, que mostra como eram as vestimentas usadas na época, assim como retrata autoridades e políticos daquele tempo. 
A Exposição, que acontece no salão de eventos da FIC, com visitação aberta das 8 às 12h e das 13h30min às 21h, conta ainda com Mostra de fotografias e pinturas retratando a Ponte dos Arcos, em diferentes épocas, e mostrando como ela fez parte do imaginário da cidade ao longo desses 90 anos. 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui