14.4 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Instituto Ressoar fará a doação de 21 casas para famílias atingidas

Data:

Instituto Ressoar fará a doação de 21 casas para famílias atingidas
RECONSTRUÇÃO: Administração está organizando a documentação para adquirir o terreno onde as c …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Voltar a ter uma moradia. Esta á a esperança das 21 famílias que tiveram suas residências prejudicadas com as enchentes e desmoronamentos ocorridos em novembro de 2008 em Indaial. Esta esperança está sendo alimentada pelo Instituto Ressoar, que através da Campanha Reconstruindo Santa Catarina arrecadou doações em dinheiro para a construção de casas populares para famílias de baixa renda, atingidas pelas enchentes que ocorreram no final do ano passado.
As casas populares que são pré-moldadas, de madeira medindo cerca de 36 metros quadrados, serão construídas em um terreno que será adquirido pelo município através de convênio com o Estado, no valor de R$ 200 mil. O convênio já foi assinado e os valores que serão repassados em breve, vão ser utilizados para a aquisição da área onde serão instaladas as 21 casas, que serão doadas às famílias.
O coordenador técnico de convênios e contatos, Anísio Testoni, informa que as casas foram adquiridas pelo Instituto Ressoar e serão instaladas por uma empresa especializada no terreno adquirido pela Prefeitura.
De acordo com informações do diretor do Departamento de Habitação, vinculado a Secretaria de Planejamento, Jaime da Silva, a empresa instala as casas pré-fabricadas de madeira e oferece garantia de 15 anos para as mesmas.
Testoni destaca que o município está finalizando a documentação para a aquisição do terreno. “Assim que a documentação estiver liberada, inicia-se a implantação da infraestrutura na área que será transformada em loteamento”, observa o diretor de Habitação.

Habitação trabalha na implantação de 22 casas populares

A Prefeitura de Indaial também está trabalhando para a construção de 22 casas. Essas casas serão destinadas para as famílias cadastradas e selecionadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação em 2007. Na época, o Departamento de Habitação estava vinculado a Secretaria de Assistência Social e cadastrou as famílias que em breve irão receber suas novas residências. 
Segundo o diretor do Departamento de Habitação, Jaime da Silva, o primeiro passo da Administração é a organização do terreno, na localidade do Warnow, e implantação do loteamento, com infraestrutura completa para as 20 casas que ali serão construídas. As outras duas serão em bairros distintos, uma no Beco Jaú e outra na rua São João Del Rei – ambas no Bairro Benedito.
Jaime explica que as casas já estavam sendo construídas na gestão passada, mas a empresa que iniciou os trabalhos abandonou a obra. Neste ano, a nova Administração elaborou um novo projeto, onde as casas que eram para ser pré-moldadas serão construídas com o novo projeto de alvenaria convencional. 
O novo projeto foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal e a Administração aguarda a análise do Setor de Engenharia da Caixa Econômica para dar andamento aos trabalhos.

- Publicidade -

[email protected]

 

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui