21.1 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Intercambistas da Holanda conhecem entidades da região

Data:

Intercambistas da Holanda conhecem entidades da região
ROTARY: Programa do Rotary Internacional oportuniza o intercâmbio de jovens profissionais para dive …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – As famílias rotárias de Indaial e região estão motivadas em apresentar as tradições, culturas e entidades locais e regionais para as Intercambistas do Programa do Rotary International do Distrito 4650 Brasil e Distrito 1580 Holanda. A equipe de intercambistas chegou da Holanda no dia 2 de maio e partirá no dia 31 de maio. Serão quatro semanas de intercâmbio, onde um grupo do Rotary International do Distrito 4650 também está na Holanda fazendo um trabalho de conhecimento.
Segundo o governador assistente da Região 5 – Distrito 4650, Samir Luis Tillmann, o Intercâmbio de Grupos de Estudos – IGE é um programa educacional da Fundação Rotária em que distritos de diferentes países formam parcerias para enviar e receber equipes profissionais, compostas de um líder rotariano e de quatro membros não-rotarianos, por um período de quatro semanas. “Sempre que possível, os participantes se hospedam em lares de rotarianos”, observa Samir.
Conforme explica o governador assistente, o IGE oferece oportunidade única, em termos culturais e de capacitação, a jovens profissionais em fase inicial de carreira. O programa foi criado com o intuito de aprimorar, nos participantes, as habilidades vocacionais e qualidades de líder, para que possam atender às necessidades de suas comunidades e cumprir as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Além disso, o IGE oferece a rotarianos a oportunidade de participar do processo de envio e recepção de grupos, uma experiência educativa que contribui para o cumprimento da missão do Rotary.
“Nosso Distrito 4650 do Rotary Internacional, um dos 38 existentes no Brasil, tem participado anualmente desse programa, e já realizou IGE’s com países dos cinco continentes. Nesta gestão 2008-09, está sendo realizado um programa de IGE com o Distrito 1580 da Holanda, com caráter ‘humanitário’”, destaca Samir ao frisar que nessa modalidade, os membros das equipes, com base em suas habilidades profissionais, têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em contato com profissionais e entidades do país visitado, identificar necessidades da comunidade, desenvolver e montar projetos que contribuam para solução de problemas comunitários.
A equipe que está na região do Médio Vale do Itajaí, visitando as cidades que possuem Rotary, é composta por uma líder, que é a agente de viagens Marijke Bolweg, e das profissionais: Sofie Zonneveld – terapeuta e realiza trabalhos com deficientes mentais; Lianne Sleebos- engenheira e design industrial; Mariska Verseveld – advogada e; Misja Sprengers – enfermeira e especialista em diabetes.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui