22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Jurados avaliam criatividade com material reciclado

Data:

Jurados avaliam criatividade com material reciclado
RECICLAGEM: Organização escolhe os cinco melhores trabalhos da mostra escolar ?Reciclando com Arte …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Um trabalho difícil. Esta foi a avaliação do grupo de jurados que teve que escolher entre 50 trabalhos, os cinco melhores. Os trabalhos integraram a mostra escolar “Reciclando com Arte”, organizada pela Fundação Indaialense de Cultura – FIC, em parceria com a Secretaria de Educação de Indaial. Segundo a secretária de Educação, Silvana Góes da Costa, a mostra foi organizada com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões emergenciais sobre o meio ambiente no município e no mundo, além de estimular a criação de obras com material reciclado.
O evento, que teve por base a exposição de brinquedos e esculturas de sucatas confeccionadas com material reciclado, contou com a participação de dez escolas, cada uma com cinco trabalhos, totalizando 50 objetos.
Entre os trabalhos escolhidos destaca-se em 1º lugar a obra “Guitarrista” do aluno Jader Fuck, do Colégio Municipal de Indaial; 2º lugar a obra “Telefone Batavinho”, do aluno Pedro Koerich Júnior, da Escola Básica Municipal Rudolf Alfarth; 3º lugar a obra “Robô Djoe” do aluno Juliano Bilk Tavares, da Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves; 4º lugar a obras “Jogo de Futebol”, da aluna Natasha dos Santos, da Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho; e 5º lugar a obra “Robô” da aluna Bianca Beatriz Ferrari, da Escola Básica Municipal Maria da Graça dos Santos Salai.
As obras ficaram expostas no salão de eventos e jardins da FIC, e foram avaliadas por um grupo de jurados, sendo que os cinco melhores trabalhos escolhidos foram premiados com um passeio ao Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Obras destacam a conscientização com o meio ambiente
Durante a apresentação dos trabalhos escolhidos pelos jurados, a primeira-dama de Indaial, Marineuza Tilmann dos Santos, ressaltou a participação das crianças e a vontade que elas têm em mudar, fazer algo diferente pelo meio ambiente. “São esses pequenos gestos que nos ajudam a transformar o mundo em que vivemos em um lugar muito melhor”, frisou Marineuza.
Já o vice-presidente da FIC, Marco Antonio Struwe, frisou que, para que possamos ter um meio ambiente protegido e preservado as pessoas precisam aprender o significados dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar. Sobre a escolha das obras expostas na Mostra, Struwe comentou que todas são maravilhosas e que foi muito difícil o processo de escolha das cinco melhores. “Escolhemos cinco para dizer que teve cinco trabalhos vencedores, mas todos os trabalhos são magníficos, muito criativos e, temos que ressaltar que está é uma pequena amostra de uma Mostra muito maior que já aconteceu nas dez escolas participantes do projeto”, destacou ele.
Silvana afirma que os educadores, ao realizarem essas atividades com as crianças, buscam avaliar o outro lado do trabalho. “Avaliamos que a realização deste trabalho modificou no comportamento da criança, porque hoje temos plena consciência de que se queremos mudar algo temos que iniciar conscientizando as crianças para que elas possam repassar os ensinamentos aos seus pais e familiares”, afirma a secretária.
Já o prefeito Sérgio Almir dos Santos, destacou em seu pronunciamento que é muito difícil falar de meio ambiente. “Uma semana de ações em prol do meio ambiente e muito pouco, precisamos nos organizar para fazer um trabalho permanente visando preservar e conscientizar a todos, em especial as crianças para que não façam o que nos fizemos no passado”, ressalta Serginho. Ele afirma que o plantio de mudas, limpezas de ribeirões, entre outras ações devem ser realizadas uma vez por mês. “O ser humano é o culpado pela situação que o meio ambiente encontra-se hoje”, frisa. A mostra escolar “Reciclando com Arte” integrou as ações em comemoração a Semana do Meio Ambiente realizadas em Indaial do dia 1º de junho a 7 de junho.

- Publicidade -


Passeio ciclístico movimenta Indaial
O passeio ciclístico em comemoração a Semana do Meio Ambiente, realizado na tarde de sábado, dia 6 de junho, movimentou a cidade. A saída dos mais de 100 ciclistas aconteceu em frente à Prefeitura de Indaial, sendo que o grupo seguiu pela ponte nova retornado passando pelo bairro das Nações e Carijós, retornando a Prefeitura pela ponte dos Arcos.
Os ciclistas de todas as idades estavam animados e felizes com a oportunidade de participarem do evento. Para a organização do passeio ciclístico, a participação das pessoas foi fundamental para o sucesso do evento. O passeio contou com ciclistas da cidade de Rodeio, que com suas bikes incrementadas, aguçaram a curiosidade das pessoas que circulavam pela cidade durante a tarde de sábado.


Projeto de preservação da natureza envolve alunos da Escola Mário Bonesi

A Escola Básica Municipal Professor Mario Bonessi apresentou na manhã de sexta-feira, dia 5 de junho, o projeto sobre Educação Ambiental. O projeto, que tem por slogan a frase: “Renovação e preservação da Natureza”, teve início em março deste ano e pretende incentivar e conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade urgente de mudarmos as nossas atitudes em relação ao meio ambiente.
Para a realização das ações do projeto todos os professores, merendeiras, serventes, alunos, pais, orientação e direção, estão envolvidas e são responsáveis pelo desenvolvimento das ações. Segundo a diretora da Escola, Enair Bugmann, o projeto foi iniciado o projeto com um impacto chocante sobre o lixo escolar de cada dia (recolhido pelas serventes durante uma semana).
“Colocamos todo lixo sobre a mesa e no chão da sala onde faríamos a reunião pedagógica. Recebemos os professores sem nenhum comentário sobre o lixo espalhado. Após alguns avisos sobre organização escolar, foi explicada a origem daquele lixo e a importância de refletirmos sobre nossas ações e que a escola é parte responsável em conscientizar e divulgar ações de renovação e preservação da natureza”, conta ela. A partir daquele momento, diversas ações foram programadas para os professores e educandos.
Entre elas destaca-se a realização de palestras; gincana do meio ambiente; mini projetos ambientais envolvendo todas as turmas da escola; Rádio RPN; Jornal: livros de crônicas sobre o meio ambiente; livros com dicas de renovação e preservação da natureza; livro de receitas; livro de músicas, poesias e paródia; escolha do slogan com desenhos sobre o tema; panfletos sobre a redução do lixo, energia elétrica e água.
A apresentação do projeto e a ação “adote um canteiro” foi realizada na presença do prefeito Sérgio Almir dos Santos e da primeira-dama, Marineusa Tilmann dos Santos. Na oportunidade os alunos realizaram uma homenagem com apresentação de cartazes, poesias e teatro relativos ao meio ambiente. Em seguida com pás e enxadas os alunos, professores e funcionários da escola, juntamente com o prefeito e a primeira dama foi dado início a renovação dos canteiros.
A diretora afirma que o dia foi maravilhoso. “Temos a certeza que todos os integrantes do projeto estão felizes, pois este evento com certeza marcou a vida de todos nós, principalmente dos nossos educandos”. Enair afirma que o projeto pretende ir além dos portões da escola, buscando parcerias e envolvimento de outras escolas, entidades e comunidades interessadas em praticar ações que preservem o meio Ambiente e consequentemente a valorização de toda a vida existente no planeta.


Escola premia trabalhos sobre meio ambiente

Já a Escola Básica Municipal Professora Ana Lúcia Hiendlmayer, do bairro Estrada das Areias, organizou atividades referentes à Semana do Meio Ambiente envolvendo alunos do pré ao 9º ano do ensino fundamental. As atividades exigiram pesquisa e comprometimento dos alunos sendo premiada com Medalha Destaque a Equipe que apresentou o melhor trabalho.
As atividades iniciaram no dia 1º de junho, com a exposição de cartazes realizados pelos alunos do 5º ano. Já os alunos do 6º ano confeccionaram brinquedos a partir de material reciclável; o 7º ano assistiu uma palestra coordenada pelo Coave e após apresentou paródias com o tema meio ambiente, estas avaliadas e julgadas pelo professor de música da Fundação Indaialense de Cultura, Pochyua Andrade. Ambas as turmas foram premiadas no dia 3 de junho (quinta-feira).
Os alunos do 8º e 9º anos participaram do “Ensaio Fotográfico” sob o tema: árvores, água, poluição, desmatamento, animais selvagens, animais domésticos e flores. O destaque foi para a fotografia que revelou a flor da vitória-régia. As fotografias foram analisadas pelos fotógrafos Heinz Beyer e Luis Carlos Lang, do Foto Clube de Indaial. As demais turmas foram contempladas com filmes envolvendo o tema meio ambiente. Observou-se bastante motivação por parte dos alunos e também de educadores ao longo da Semana, proporcionando a integração de todos na escola como também o repensar as questões de preservação do Meio Ambiente.



[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui