23.1 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Lançamento da ?Praça Indaiá? abre Semana do Meio Ambiente

Data:

Lançamento da ?Praça Indaiá? abre Semana do Meio Ambiente
PRESERVAÇÃO: Semana do Meio Ambiente envolve diversas atividades em prol da preservação natural …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Na tentativa de realizar o verdadeiro objetivo da implantação do Parque Ribeirão das Pedras pelo ex-prefeito Frederico João Hardt, a Prefeitura de Indaial aproveitou a abertura da Semana do Meio Ambiente na cidade para dar o pontapé inicial. Na manhã de ontem, dia 1º de junho, foi feito oficialmente o lançamento de uma placa referente à construção da futura praça “Indaiá”, no Parque Ribeirão das Pedras. A solenidade, que abriu a programação da Semana do Meio Ambiente, mostrou a preocupação do município em conseguir transformar o parque em uma área de lazer, para que possa ser frequentado todos os dias por pessoas de várias idades.
Na oportunidade o prefeito Sérgio Almir do Santos destacou que irá trabalhar para revitalizar o parque, tornando-o multiuso pela comunidade, através da instalação de equipamentos como pista de caminhada, playground e implantação de áreas de lazer. “O pontapé inicial já foi dado com o lançamento da praça Indaiá, que será organizada para uso da comunidade indaialense”, destacou Sérgio. Ele afirma que a Administração tem diversos projetos para a revitalização do parque e que, aos poucos, estarão sendo desenvolvidos.
Após a apresentação da placa de lançamento da praça, o prefeito e o vice-prefeito, Mário Withoft, realizaram o plantio de uma muda da palmeira Indaiá. Já no período da tarde de ontem, foi realizado um ato oficial para inscrever o Lago dos Tropeiros no Cadastro de bens protegidos pelo município. A semana do Meio Ambiente prossegue com diversas atividades, organizadas pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente juntamente com a Fundação Indaialense de Cultura, Secretarias de Planejamento e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Obras, Assistência Social, Uniasselvi – através do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – Coave, projeto Cobra Viva, Ong AnGhUsA, Câmara de Vereadores, Apae e empresas Habitark Engenharia e Brasil Recicle.
Para os organizadores o principal objetivo deste evento é a conscientização sobre os valores ambientais, abordando a relação do homem com o meio ambiente, a importância da água para os seres vivos, a prática da coleta seletiva, assim como a importância da arborização urbana, levando a população a mudar os seus hábitos de uma forma dinâmica.

Atividades marcarão a semana

- Publicidade -

Hoje, dia 2 de junho, será apresentado e oficializado o projeto de lei que institui a ave símbolo do município de Indaial: saíra-de-sete-cores. Dentro da programação o prefeito Sérgio Almir dos Santos estará sancionado a lei que institui a ave símbolo e cria o dia Mundial das Aves. Entre os dias 1º e 4 de junho, será desenvolvido nas escolas do município o concurso de cartazes, teatro, música, dança e poemas relacionadas ao Meio Ambiente. Segundo os organizadores este concurso envolverá alunos até a 4ª série da rede municipal.
A organização também fará um arrastão ecológico nos rios: Itajai-Açu, Benedito e ribeirão Encano. O trabalho deverá acontecer entre os dias 3 e 4 de junho com a participação dos Bombeiros Voluntários. Durante toda a Semana do Meio Ambiente (1º a 6 de junho) serão realizadas diversas palestras na Câmara de Vereadores e Escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre os dias 1º e 7 de junho acontece a Mostra Escolar “Reciclando com Arte” na Fundação Indaialense de Cultura. No local estão expostos brinquedos e esculturas confeccionadas com material reciclado. A visitação poderá ser feita das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O evento conta com a organização da Fundação juntamente com a Secretaria de Educação.
Durante a Semana também serão lançadas campanhas como a de conscientização ambiental na indústria e comércio da cidade; coleta de pilhas, lâmpadas e baterias; coleta de óleo de cozinha na indústria, comércio e nas escolas municipais. Também será feito o lançamento da campanha para a Eleição do Jovem Ambientalista. A organização ressalta que as campanhas que serão lançadas na Semana do Meio Ambiente terão continuidade durante o ano, sendo que o Jovem Ambientalista será eleito em todos os bairros.
Também acontecerá o lançamento do Projeto “Indaial Florida”. O projeto prevê a arborização das laterais da Avenida Alfredo Hardt com mudas da Palmeira Jerivá; revitalização de praças públicas e plantio de mudas de árvores floríferas na Beira Rio, em áreas de preservação permanente, recantos, entre outros. O objetivo do projeto é o plantio de mudas para a recuperação de áreas verdes, além de trabalhar com o embelezamento da cidade, visando o aspecto turístico.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui