23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Marcação de consulta gera conflito no SAIS

Data:

Marcação de consulta gera conflito no SAIS
A mudança na forma de realizar as marcações de consultas das especialidades atendidas no Serviço …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – A mudança na forma de realizar as marcações de consultas das especialidades atendidas no Serviço de Atenção Integral a Saúde – SAIS, gerou conflito na última sexta-feira, dia 24 de abril. Segundo a secretária de Saúde do município, Enedina Machado De Pin, os usuários do SAIS devem, a partir desta semana, deslocar-se até o órgão de saúde para marcar a consulta com os médicos especialistas que ali atendem.
As consultas são marcadas na última semana e valem para todo o mês de maio. “Para fazer a marcação, as pessoas têm mais de cinco dias úteis, sendo que não precisam todos comparecer no mesmo dia. O SAIS disponibiliza quatro mil consultas por mês nas diversas especialidades”, informa a secretária ao explicar porque foi feita a mudança. “Se os agendamentos da forma que estavam acontecendo continuassem, em julho não teríamos mais vagas para as especialidades médicas em 2009, somente para o ano de 2010, além da ocorrência de muitas faltas pelo longo tempo de espera, impedindo que muitas pessoas tivessem realmente acesso as consultas”.
Enedina afirma que a intenção hoje, é que as pessoas sejam atendidas no menor espaço de tempo possível com o agendamento mensal, e as exceções, quais sejam as urgências e emergências, sempre terão um tratamento diferenciado diário. “É claro que mudança sempre trará conflitos, mas que desejamos diminuir em muito pouco tempo, com diversas outras estratégias de acesso à assistência em saúde da população, que ainda estamos com deficiência de oferta, como é o caso de algumas unidades de saúde da família”, adianta a secretária.
Outra ação importante que a secretária está informando é que com os recursos repassados pelo Governo do Estado, no início de abril, foram disponibilizados 835 ultrassons, que são exames de média complexidade e que irão atender uma parte da demanda reprimida em 2008. “Esses exames serão liberados durante o mês de maio para todos os pacientes agendados que serão contatados pelos profissionais da Saúde”. 

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui