13.7 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Meio Ambiente deve ser preservado.

Data:

Meio Ambiente deve ser preservado.
Recursos Naturais: Matém processo com programas que procuram conscientizar as crianças sobre a nec …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL – As crianças devem perguntar: por que plantar uma árvore? Nos últimos anos, tornou-se atividade corriqueira as escolas implementarem programas de plantio de árvores com o objetivo de conscientizar os futuros cidadãos sobre a importância de preservar o meio ambiente para as gerações futuras, afinal, os recursos naturais são finitos. São vários os motivos para se plantar uma árvore e preservar o que já existe. Por isso, mesmo havendo um dia para homenagear as árvores, 21 de setembro, e um dia para o meio ambiente, 5 de junho, durante todo o ano as escolas desenvolvem atividades voltadas para a preservação e educação.

- Publicidade -

Mas, por que plantar uma árvore? Porque, além da função paisagística, elas protegem as lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombra, servem de moradia a pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio através da fotossíntese.

No Brasil comemora-se, no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore, uma forma de nos lembrar da importância em preservá-las. No Sul, de 21 a 26 de setembro, comemora-se a Semana da Árvore, período em que escolas, órgãos ambientais e outras instituições desenvolvem ações como plantio, distribuição de mudas, visitas a parques e hortos municipais e trabalhos escolares sobre o tema. Um exemplo a ser seguido na cidade é a Escola Municipal Tancredo Neves, que trabalha, desde a mais tenra idade com os alunos a conscientização sobre a necessidade de preservar o verde. A escola mantém várias atividades com o objetivo de reciclar, economizar e reaproveitar materiais.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui