23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Moradores confeccionam faixa como protesto em prol de pavimentação

Data:

Moradores confeccionam faixa como protesto em prol de pavimentação
PAVIMENTAÇÃO: População reivindica calçamento da rua Uberaba, que tem intenso movimento de carr …

Foto: TATIANA MILANI/JMV

INDAIAL – Moradores indignados com a demora na liberação de recursos para a pavimentação da rua Uberaba, bairro Mulde, em Indaial, confeccionaram uma faixa convidando os políticos, em especial o prefeito municipal, para vir passar um dia com eles, e verificar a situação da rua e a poeira constante. Segundo a moradora Edineia Sievert os moradores da rua Uberaba, há anos, reivindicam o calçamento da via, que tem intenso movimento de carros e, principalmente, de caminhões, o que gera muita poeira. “Totalmente esquecida pela administração municipal, a população reclama que nem mesmo o caminhão-pipa passa para molhar a rua e amenizar um pouco a poeira”, frisa ela.
Edineia destaca que ano após ano a população tem aguardado a promessa de que a rua será pavimentada, porém até o momento, nenhum sinal de início da obra. “A poeira exagerada traz grande transtorno a todos, pois invade as moradias, dificulta a respiração, impossibilita a colocação de roupas para secar ao ar livre, nega às crianças o direito de brincar nos jardins, que ficam totalmente imundos pelo pó, assim como nega às pessoas uma agradável e saudável caminhada pela rua, devido ao desconforto causado pelo pó”, ressalta. Ela afirma que tem também os comerciantes que têm seus negócios prejudicados pela poeira, pois traz um aspecto desagradável aos estabelecimentos.
De acordo com a moradora, a indignação dos moradores e a decisão de confeccionar a faixa surgiram pelo fato de terem sido informados de que a verba que estava sendo pleiteada para pavimentar a rua estaria sofrendo entraves burocráticos para ser liberada. “Como é difícil liberar recursos para pavimentar uma rua, mas tão simples liberar valores para reurbanizar a avenida Beira-Rio?”, questiona Edineia, ao se referir ao projeto de revitalização da Beira-Rio, que teve o projeto aprovado em 2009 e os valores já estão sendo liberados para a realização da obra. “O projeto é de uns dias atrás e as máquinas já estão trabalhando no local, e aqui, nós, os moradores, não temos os mesmos direitos”, enfatiza indignada.

Administração informa que verba está garantida
O secretário interino de Planejamento da Prefeitura de Indaial, Márcio Antonio Ferrari, informou que em breve a rua Uberaba irá receber a pavimentação tão solicitada. “A rua será pavimentada com recursos de emendas parlamentares e a contrapartida do município”, explica o secretário. Ferrari observa que o projeto de pavimentação foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal, e os recursos estão garantidos.
“Estamos apenas aguardando a liberação do processo licitatório, que está em análise pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal, para encaminharmos a ordem de serviço e iniciar de uma vez a pavimentação dessa rua, até porque é uma reivindicação antiga daquela comunidade”, frisa o secretário. Ele explica que a obra de revitalização da Beira-Rio está recebendo recursos do Estado. “O recurso é destinado para projetos de Turismo, caso a gente não aproveitasse e fizesse a revitalização da Beira-Rio, que também vêm ao encontro das solicitações da comunidade que reside naquela área, e de todos os moradores da cidade que estavam acompanhando a depredação do local, não receberíamos o recurso”, explica ele.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui