30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Município terá duas Estações de Tratamento de Esgoto

Data:

Município terá duas Estações de Tratamento de Esgoto
SANEAMENTO: Obras continuam nas ruas do Centro da cidade e futuramente vão desembocar nas estaçõe …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Dar continuidade ao projeto de Saneamento de Esgoto no município. Está é a prioridade do prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, juntamente com o secretário de Saneamento Ambiental ? Sesam, Jânio Vilson Aviz ? Nico. O prefeito e a equipe da Sesam estão empenhados na continuação das obras de instalação da rede coletora de esgoto na parte central da cidade. Segundo Nico, sabe-se que foi realizado um acordo entre os comerciantes instalados na área central para que a obra fosse realizada após o Natal e antes do início do ano letivo.

- Publicidade -

?Estamos agilizando a conclusão da obra, que prioriza a área central da cidade?, explica o secretário, ao comentar que em razão do trabalho de instalação da rede coletora, foi necessário interditar, na semana passada, uma das pistas da ponte dos Arcos. Nico observa que já foi concluída a instalação da rede coletora de esgoto sanitário do bairro das Nações.

Já a rede coletora de esgoto do bairro das Nações II tem uma parte que precisa ser finalizada, referindo-se aos trechos entre a avenida Manoel Simão (passagem pela Fábrica Incofios) e um pequeno trecho da rua Carlos Schroeder, até a Estação de Tratamento de Esgoto, que será instalada junto ao Cemitério Municipal. O secretário observa que neste momento está sendo feita a instalação das redes coletoras de esgoto sanitário nas ruas Carlos Blease e Amadeu Felipe da Luz.

?Após a conclusão destas ruas, será realizada a instalação da rede coletora em uma parte da rua Dr. Blumenau, que vem até a Prefeitura ? rua Tiradentes, avenida Getulio Vargas e parte da rua Marechal Deodoro da Fonseca?, destaca. Já para os bairros Tapajós e Carijós, há projeto de instalação de rede coletora de esgoto, mas que ainda não foi encaminhado para licitação. Nico observa que a realização dos projetos e a fiscalização da conclusão dos mesmos é um compromisso da Empresa Habitark Engenharia Ltda.

O esgoto que será coletado pelas redes que estão sendo instaladas será encaminhado para duas Estações de Tratamento de Esgoto ? ETEs. Uma ETE está sendo instalada atrás do Cemitério Municipal, na avenida Carlos Schroeder e a outra será implantada no bairro Encano do Norte. A ETE do bairro das Nações somente iniciou os serviços de drenagem e está sendo aguardado o início dos serviços de estaqueamento por parte da empresa construtora.

Já a ETE do bairro Encano do Norte, está licitada, mas não tem previsão para começar a obra, pois a empresa vencedora da licitação desistiu da assinatura do contrato. ?Também serão construídas duas elevatórias que serão responsáveis pelo recolhimento do esgoto das ruas e a sua distribuição para as ETEs?, comenta o secretário. Uma das elevatórias está sendo instalada no bairro João Paulo II. Até o momento, a área que receberá a elevatória somente teve a execução de serviços de movimentos de terra e ferragens.

?A obra está com 15% concluído, mas teve que ser paralisada porque a empresa executora abriu mão do contrato em razão da desistência da sub-contratada?, explica o secretário. A outra será instalada no Centro, na rua Tiradentes. Esta obra ainda não foi licitada. O objetivo do prefeito Sérgio é concluir a instalação das redes coletoras de esgoto sanitário que estão em andamento e licitadas, ou seja, 1.586 metros, em especial, a parte que envolve a área central da cidade.

Os recursos para a execução do projeto de Saneamento Básico em Indaial são provenientes 75% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 25% de contrapartida do município. O secretário de Saneamento e Meio Ambiente ressalta que o valor investido será superior a R$ 12 milhões, contado as obras já realizadas e as futuras que deverão ser iniciadas para a conclusão do projeto de Saneamento Básico.

Serginho acredita que a realização deste projeto é de extrema importância para a qualidade de vida dos indaialenses. Toda casa tem duas instalações para se desfazer dos resíduos indesejáveis: o das águas pluviais (de chuvas) e o esgoto sanitário. Toda a sujeira dos banheiros, pias e tanques é despejada, hoje, nas redes coletoras de águas pluviais, causando mau cheiro e desembocando nos rios, poluindo o meio ambiente e transmitindo doenças.

Para Sérgio, o saneamento básico não significa colocar tubulações convencionais ou bocas de lobo, que correspondem à rede pluvial, mas sim, colocar tubulações que recolherão o esgoto sanitário de cada casa, levando para ser tratado e monitorado em um só local, evitando vários focos de contaminação na cidade. ?A instalação de redes de coleta de esgoto é de fundamental importância, uma vez que melhora a qualidade de vida e as condições de saúde da população, além de diminuir a agressão ao meio ambiente?, finaliza o prefeito.

CDL recebe informações sobre obras no Centro

Na tarde de ontem, dia 19, o secretário de Saneamento e Meio Ambiente ? Jânio Vilson Aviz (Nico), esteve reunido com a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Indaial ? CDL, Adriana Hadlich. Na oportunidade, foi explicado sobre a realização das obras no Centro, obra esta que prejudica, em parte, o comércio lojista do Centro. ?A presidente da CDL merece receber uma satisfação sobre os transtornos das obras de instalação da rede coletora de esgoto sanitário?, frisa Nico.

Ele destaca que, desta forma, a presidente se encarrega de informar novamente os lojistas da necessidade da realização da obra. ?Estivemos na última semana visitando os lojistas e lhes comunicando sobre a realização das obras?, informa o secretário. Ele frisa que mesmo assim, muitos lojistas se sentem prejudicados pelo transtorno em frente ao seu comércio. Adriana observa que os lojistas estavam cientes que a obra seria executada nesta data, pois foi um acordo entre a CDL e a administração passada para que a obra não fosse realizada no período entre Natal e fim de ano, mas no mês de janeiro, em razão de ser um período mais tranquilo nas vendas.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui