Museu Ferroviário busca ampliar seus atrativos aos visitantes
RESGATE: No acervo, o local abriga a história da ferrovia regional e planeja por algumas melhorias …
Cleiton Baumann
INDAIAL – Na tentativa de implantar um novo acervo, além de realizar melhorias no atendimento e ampliação dos atrativos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Indaial, através da Diretoria de Turismo e da Coordenação do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, está buscando a formação de um Núcleo de Apoio.
O Núcleo contará com a participação de voluntários e colaboradores que têm em comum o amor e carinho pela história da ferrovia no Estado de Santa Catarina. Entre seus componentes destaca-se o presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Luiz Carlos Henkels, o membro do Clube de Fotógrafos de Santa Catarina, Heinz Beyer, o publicitário Paulo Alfredo da Veiga, o técnico do Arquivo Histórico Municipal, Luiz Cláudio Altenburg, o construtor de Maquetes Artesanais em Movimento, Luiz Ockner, a coordenadora do Museu Ferroviário, Rita Pieritz, e o diretor de Turismo e Eventos, Rogério Wilson Theiss.
O Núcleo de Apoio também está colaborando com a coordenação do museu, no levantamento das prioridades do local, em especial, a questão do acervo. Segundo Rogério, o grupo está sugerindo ações para conservação das peças, fotos e documentos. Uma das ações é a reprodução de outras fotos ou troca de fotos danificadas, além da identificação do acervo com plaquetas personalizadas e as exposições itinerantes entre os museus da região. Outro trabalho do Núcleo é a criação da sala de reprodução em vídeo sobre a história da ferrovia e a construção de uma maquete destacando, em especial, a Estação Ferroviária Central e outros pontos de referência em Indaial.
Além deste trabalho estão sendo realizadas pesquisas nos arquivos históricos da região, Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, em Blumenau, e no Museu Histórico Municipal de Ibirama, em especial na Sala Hermann Baumann, onde o progresso foi alavancado pela Estação Ferroviária de Santa Catarina; e que guardam lembranças, fotografias, peças de trem, trilhos, artefatos do dia-a-dia e outros objetos relacionados à Estrada de Ferro Santa Catarina, além dos antigos moradores da região. Rogério observa que estão sendo realizadas obras de restauro do telhado da Estação visando à eliminação de infiltrações.
“Após este trabalho e o levantamento que está sendo efetuado, será programada a reabertura do Museu, com diversas novidades para o ano de 2010, entre elas o Circuito de Visitação de Escolas da Rede Municipal de Ensino”, adianta o diretor de Turismo e Eventos. Rogério frisa que outras pessoas estão sendo convidadas a colaborar e apresentar sugestões para a melhoria do museu, tais como: Beno e Fernando Pasold. A coordenação do Museu convida os demais interessados a integrarem-se ao Núcleo, através do telefone (47) 3394-0708, com Rita, ou pessoalmente no Museu Ferroviário, situado em frente às Lojas Hardt, no Centro de Indaial.