19.5 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Museu Ferroviário busca ampliar seus atrativos aos visitantes

Data:

Museu Ferroviário busca ampliar seus atrativos aos visitantes
RESGATE: No acervo, o local abriga a história da ferrovia regional e planeja por algumas melhorias …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Na tentativa de implantar um novo acervo, além de realizar melhorias no atendimento e ampliação dos atrativos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Indaial, através da Diretoria de Turismo e da Coordenação do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, está buscando a formação de um Núcleo de Apoio.
O Núcleo contará com a participação de voluntários e colaboradores que têm em comum o amor e carinho pela história da ferrovia no Estado de Santa Catarina. Entre seus componentes destaca-se o presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Luiz Carlos Henkels, o membro do Clube de Fotógrafos de Santa Catarina, Heinz Beyer, o publicitário Paulo Alfredo da Veiga, o técnico do Arquivo Histórico Municipal, Luiz Cláudio Altenburg, o construtor de Maquetes Artesanais em Movimento, Luiz Ockner, a coordenadora do Museu Ferroviário, Rita Pieritz, e o diretor de Turismo e Eventos, Rogério Wilson Theiss.
O Núcleo de Apoio também está colaborando com a coordenação do museu, no levantamento das prioridades do local, em especial, a questão do acervo. Segundo Rogério, o grupo está sugerindo ações para conservação das peças, fotos e documentos. Uma das ações é a reprodução de outras fotos ou troca de fotos danificadas, além da identificação do acervo com plaquetas personalizadas e as exposições itinerantes entre os museus da região. Outro trabalho do Núcleo é a criação da sala de reprodução em vídeo sobre a história da ferrovia e a construção de uma maquete destacando, em especial, a Estação Ferroviária Central e outros pontos de referência em Indaial.
Além deste trabalho estão sendo realizadas pesquisas nos arquivos históricos da região, Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, em Blumenau, e no Museu Histórico Municipal de Ibirama, em especial na Sala Hermann Baumann, onde o progresso foi alavancado pela Estação Ferroviária de Santa Catarina; e que guardam lembranças, fotografias, peças de trem, trilhos, artefatos do dia-a-dia e outros objetos relacionados à Estrada de Ferro Santa Catarina, além dos antigos moradores da região. Rogério observa que estão sendo realizadas obras de restauro do telhado da Estação visando à eliminação de infiltrações.
“Após este trabalho e o levantamento que está sendo efetuado, será programada a reabertura do Museu, com diversas novidades para o ano de 2010, entre elas o Circuito de Visitação de Escolas da Rede Municipal de Ensino”, adianta o diretor de Turismo e Eventos. Rogério frisa que outras pessoas estão sendo convidadas a colaborar e apresentar sugestões para a melhoria do museu, tais como: Beno e Fernando Pasold. A coordenação do Museu convida os demais interessados a integrarem-se ao Núcleo, através do telefone (47) 3394-0708, com Rita, ou pessoalmente no Museu Ferroviário, situado em frente às Lojas Hardt, no Centro de Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui