23 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Palestra incentiva comunidade a usar bicicleta como meio de transporte

Data:

Palestra incentiva comunidade a usar bicicleta como meio de transporte
Visando incentivar a comunidade a utilizar a bicicleta para o deslocamento ao trabalho, escola, pass …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Visando incentivar a comunidade a utilizar a bicicleta como meio de transporte para o deslocamento ao trabalho, escola, passeios, aconteceu na noite do dia 31 de março, uma palestra no auditório da Câmara de Vereadores de Indaial. Na oportunidade o diretor técnico da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, Fabrício José Barbosa, apresentou aos participantes um vídeo onde destacava cidades planejadas, com ruas para ciclistas e pedestres, e mostrava que a bicicleta pode ser um meio de transporte seguro, rápido e funcional.
O vídeo mostrou, inclusive, que as bicicletas podem ser utilizadas por pessoas de todas as idades (idoso e crianças) e de todos os níveis sociais e culturais. Segundo Barbosa comprova-se que a bicicleta ajuda a transformar a cidade em uma cidade mais integrada e amigável. Barbosa também afirmou que a infraestrutura cicloviária precisa receber ações permanentes para abranger toda a comunidade.
“Hoje as pessoas tem uma visão do ciclista esportista e, não percebem que qualquer um em qualquer cidade do mundo se for estruturada pode utilizar a bicicleta como meio de transporte”, frisou o diretor técnico ao ressaltar que a comunidade de Indaial deve se unir para que a cidade seja estruturada com espaços e vias para ciclistas, pois não existe mais espaço para o trafego de veículos nas cidades da nossa região. “A estrutura das nossas cidades não comportam mais a quantidade de automóveis que circulam pelas mesmas”.
Barbosa também destacou que quem anda de bicicleta tem uma vida mais saudável. A atividade reduz em 50% as doenças do coração; as pessoas que andam de bicicleta, ao menos 30 minutos por dia, em ritmo de passeio, tem menos chance de ter diabetes. Também é necessário que haja uma educação constante de conscientização da importância da bicicleta.
Hoje Indaial tem ciclofaixas apenas nas avenidas Maria Simão e Manoel Simão, bairro das Nações. “É preciso que a comunidade, associações, clubes de serviço e demais entidades se reúnam e busquem mais infraestrutura para este tipo de veiculo”, adianta Barbosa ao frisar que é preciso que seja feita uma política cicloviária forte.  Após a apresentação do vídeo e da palestra do diretor técnico foi aberto espaço para debates.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui