14.4 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Parcerias querem preparar jovens para o mercado de trabalho

Data:

Parcerias querem preparar jovens para o mercado de trabalho
EMPREGO: Município de Indaial e ADRVALE vão atuar em conjunto pela comunidade …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL ?A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Indaial está firmando parcerias para dar continuidade aos cursos que buscam preparar os jovens para o mercado de trabalho. Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gustavo Bussi, informou que a atual administração está seriamente empenhada na continuação da realização de cursos de qualificação e também pretende ampliar o projeto, com a criação de novos cursos em várias outras áreas, com o intuito de preparar os jovens indaialenses para atender as exigências do mercado de trabalho.

- Publicidade -

Entre as parcerias que o governo municipal busca manter está a do Consórcio Social da Juventude (CSJ), uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), que tem como objetivo qualificar os jovens e prepará-los para a inserção do mercado de trabalho. O programa é destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos e em situação de vulnerabilidade social. O participante do CSJ passa por um processo de qualificação, que inclui aulas de inclusão digital, valores humanos, saúde, estímulo à escolaridade, ética e cidadania e educação ambiental, totalizando 200 horas. A outra etapa consiste em uma capacitação profissional de 200 horas com oficinas-escolas de acordo com a demanda de emprego da região. Durante esse processo, os jovens participantes recebem uma bolsa cidadania para possibilitar sua permanência no curso.

Em Santa Catarina o programa é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com ADRVALE – Agência de Desenvolvimento Regional que o ocupa o lugar de entidade âncora. Seu papel é viabilizar e gerenciar uma rede de entidades para a execução das ações de qualificação básica, social e profissional e de inserção. A meta é garantir que no mínimo 30% dos jovens participantes ingressem no mercado de trabalho. Os jovens são também estimulados a participar de formas cooperativas de trabalho, recebendo um tratamento neste sentido.

No final do ano de 2008, aconteceu no município a formatura das primeiras turmas dos cursos de ?Montagem e Manutenção de Micro Computadores?, com o professor Rodrigo de Farias Alves, e dos cursos de ?Administração e Secretariado?, com as professoras Silvane Andres e Lilian Frenzel. Ambos os cursos são integrantes do Consórcio Social da Juventude e tiveram o acompanhamento da monitora social, Adriane Tridapalli, que foi uma das responsáveis, que acompanhou assiduamente o desenvolvimento dos alunos, coordenando inclusive, os trabalhos voluntários executados, em creches, escolas, Apae, comunidade e com os idosos.

Fabiano frisa que é importante destacar, que vários alunos desses cursos, graças ao aprendizado adquirido, já conseguiram seus primeiros empregos, com carteiras assinadas. ?É focado exatamente nisso, que será dada continuidade desse projeto, criando inclusive, novos cursos?, afirma ele.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui