29.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

PCH Estação Indaial trabalha no envolvimento da comunidade

Data:

PCH Estação Indaial trabalha no envolvimento da comunidade
AÇÕES: Empresa que trabalha na implantação de uma PCH no município, investe em ações em benef …

CLARICE DARONCO/JMV

Foto: Rubens R. Habitzreuter/AGL Comunicação

INDAIAL – Os responsáveis pela implantação da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Estação Indaial, pertencente à Estação Indaial Energética S/A – EIESA estão empenhados na realização de diversas ações, que visam o envolvimento da comunidade. Segundo informações da assessoria de comunicação da EIESA, desde o mês de março está sendo realizado o cadastramento fotográfico e descritivo de todas as edificações que estão no raio de 500 metros a partir dos pontos de detonação das rochas para a implantação da PCH Estação Indaial. O resultado servirá para verificação posterior de possíveis danos e eventuais indenizações, e está sendo executado por um grupo de acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi, sob orientação dos professores Luciana Budag e Rafael Felipe Jansen.
Conforme informações repassadas pela professora Luciana, os moradores têm colaborado com a equipe, que fotografa as edificações externa e internamente, faz desenhos e anotações, que são processadas e catalogadas no laboratório dos cursos, para posterior repasse à Estação Indaial Energética S/A – EIESA.
A assessoria de comunicação da Estação também informa que na implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas como a PCH Estação Indaial, uma faixa de terra em torno do Canal de Fuga e do Canal de Adução deve pertencer ao empreendimento para ser transformada em Área de Preservação Permanente – APP. Assim, enquanto aguarda a liberação da Licença Ambiental de Instalação – LAI, a direção da EIESA deverá dar início à compra da área necessária, cujo levantamento já foi finalizado, faltando apenas os acertos financeiros com cada um dos moradores.
Diferentemente de outros projetos de PCHs, para a implantação da PCH Estação Indaial nenhuma casa ou edifício será alagado, já que o braço do Rio Itajaí-Açu vai permanecer praticamente na sua calha e não haverá barragem no canal principal.
Visando retribuir o apoio que tem recebido da comunidade, a direção da EIESA/PCH procura investir em bons projetos sociais, como o desenvolvido pela Associação Atlética Unidos, do Bairro dos Estados, que atende anualmente mais de 400 meninos na faixa etária dos sete aos 17 anos. Além das aulas de educação física e futebol, a garotada recebe noções de boa educação e formas corretas de relacionamento com colegas e comunidade, e ainda tem que apresentar boas notas no colégio.
Para o diretor da Escolinha de Futebol, Arlindo Schulz, o trabalho da Associação contribuiu para que os pequenos furtos na região reduzissem significativamente. O clube participa regularmente de competições em várias categorias. A equipe principal está na final do Campeonato de Futebol de Campo de Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui