30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Peça ?Isso não é brincadeira? aborda temas sociais

Data:

Peça ?Isso não é brincadeira? aborda temas sociais
COMPORTAMENTO: Grupo de Teatro aborda questões relacionadas ao abuso, agressão e exploração sexu …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL –
Trabalhar na forma de brincadeira um assunto que preocupa a sociedade como um todo: o abuso, agressão e exploração sexual de jovens e adolescentes. Este é um dos objetivos do grupo Detalhe de Teatro, da cidade de Indaial. O grupo, que é composto pelos jovens Roberto Morauer, Jean Massanero, Aline Barth, Elisangela França e Juvenal da Silva, existe desde 2002. Em 2006, a partir de uma parceria entre o grupo e o programa Sentinela, da Secretaria de Assistência Social do município, foi criado o projeto da peça teatral: “Isso não é brincadeira”, que já foi apresentado em escolas da rede municipal e estadual de Indaial e de diversos municípios de Santa Catarina.
Conforme explica um dos integrantes do grupo, Jean Massanero, o projeto propõe a conscientização de estudantes de escolas do ensino fundamental e médio, comunidade e profissionais da educação sobre a importância de discutir o abuso, a agressão e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a fim de realizar um trabalho de prevenção na prática. Para a montagem da peça, o grupo, com o apoio de profissionais de psicologia e assistentes sociais, realizou uma pesquisa sobre o assunto que seria abordado para crianças e adolescentes e apresentado em momentos distintos, de acordo com cada faixa etária, com cenas específicas para cada público.
Jean destaca que o grupo Detalhe de Teatro tem por meta trabalhar em parceria com escolas e secretarias de Assistência Social, Conselho Tutelar e/ou outros órgãos responsáveis pela prevenção do abuso, da exploração e da agressão sexual contra crianças e adolescentes através da apresentação, seguida de debate com o público, do espetáculo teatral “Isso não é brincadeira”.
Os integrantes explicam que a peça teatral “Isso não é brincadeira” é um espetáculo dinâmico e de contato direto com o público. O espetáculo é composto por dois blocos de quatro cenas cada, que lançam reflexões acerca do assunto. Um bloco aborda situações vividas por crianças e o outro aborda situações vividas por adolescentes. Algumas situações, no decorrer da apresentação, devem ser resolvidas pelo próprio público para chegar ao desfecho.
Essa dinâmica destaca a ludicidade do espetáculo, misturando ficção e realidade e deixando claro que se trata de uma representação teatral. O cenário é prático, utilizando apenas os objetos realmente necessários para o desenvolvimento das cenas. Os figurinos e adereços também se limitam às necessidades da cena. Muitas vezes um adereço diferente ou um figurino que se transforma caracteriza de imediato um novo personagem.
“Optamos por um espetáculo limpo, ou seja, sem poluição visual ou excessos de objetos e cenários”, observam os atores ao ressaltar que centralizam o trabalho na atuação e no texto, pois entendem que para atingir o objetivo com o espetáculo “Isso não é brincadeira” o mais importante é o que está se dizendo e como está sendo dito. Mais informações sobre o Grupo Detalhe de Teatro podem ser obtidas através do telefone (47) 9167-8091ou pelo e-mail [email protected].

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui