Pista de caminhada é entregue na Semana do Meio Ambiente
Prefeitura e entidades promovem diversas ações de domingo, 3 de junho até 8 de junho, em Indaial …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

INDAIAL – Uma semana repleta de atividades educativas, culturais e de lazer, dedicada a promoção do conhecimento e da reflexão sobre o meio ambiente. Assim será a Semana do Meio Ambiente que está sendo organizada pela Prefeitura de Indaial, através das secretarias de Saneamento e Meio Ambiente, Planejamento e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Comunição e Articulação. As atividades serão realizadas de 3 a 8 de junho, envolvendo escolas, áreas verdes, canteiros centrais, Avenida beira Rio e o Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras.
A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente será no dia 3 de junho, domingo, às 9 horas, com a caminhada e o passeio ciclístico. Ambos sairão da Avenida Beira Rio – rua Frederico Struwe, até o Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras. Dentro da programação destaque para as atividades esportivas e recreativas, ás 10 horas; lançamento pela Uniasselvi do Concurso de Redação e Instruções sobre Recolhimento de Lixo Eletrônico, às 10 horas; plantio de árvores em área pré-determinada no parque, às 10h30min; apresentação da Orquestra Municipal Werner Pabst, ás 10h45min; e solenidade de inauguração da Pista de Caminhada. Segundo o secretário de Comunicação, Márcio Antônio Ferrari, a pista de caminhada é mais uma alternativa de lazer, que a Prefeitura de Indaial objetiva implantar no Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras, visando a prática de exercícios físicos em uma área arborizada da cidade”, observa Ferrari ao falar da obra que foi construída próxima a lagoa que encontra-se no Parque.
De acordo com o secretário, a lagoa perfaz um perímetro de aproximadamente 815 metros de extensão. Nesta primeira etapa foi trabalhado em uma área com extensão de 503,80 metros visando disponibilizar um espaço de recreação e lazer á comunidade e aos seus visitantes, além de contribuir na melhoria e preservação ambiental do local. “Para a efetivação desse projeto foram investido R$ 304.563,83, sendo recursos provenientes de um convênio com a Caixa Econômica Federal através do Ministério do Turismo. Do total R$ 195 mil são da Caixa Econômica Federal e R$ 109.563,83 de contrapartida da Prefeitura”, explica Ferarri.
Entre os serviços que foram realizados em conjunto com a implantação da Pista de Caminhada, destaca-se o desmatamento e destoca de vegetação; a limpeza de camada vegetal da área de abrangência da pista; serviços de terraplenagem; implantação de drenagem através da colocação da calha de concreto, caixa coletora e de passagem, bueiros transversais e limpeza de vala e enrocamento de pedras. “A pista conta com pavimentação em paver e contempla um deck e passarela de madeira; além da instalação e fixação de lixeiras metálicas para coleta de lixo e reaterro apiloado das cabeceiras da passarela e suporte de bicicletas para o bicicletário. Quanto à sinalização foi realizada a implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo da pista de caminhada. O trabalho faz parte de um projeto macro de humanização e urbanização do Parque Municipal Jorge Hardt”, observa o secretário ao lembrar que na última semana foram assinados dos convênios com o Governo do Estado que disponibilizaram recursos para a pavimentação asfaltica da rua de entrada do Parque.
Mais investimentos
O secretário lembra que no mês de maio, foi assinado no Gabinete do prefeito Sérgio Almir dos Santos (Serginho) o convênio onde o Estado libera o valor de R$ 1.200.000,00 com contrapartida do município na ordem de R$ 514.285,72 para a pavimentação asfáltica da rua Ribeirão das Pedras. “O valor repassado pelo Estado foi uma conquista do diretório do PSD Municipal, quando em audiência com o governador Raimundo Colombo, em abril deste ano, o presidente do diretório e ex-secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó, Luiz Polidoro juntamente com o membro da executiva, Altair Bogo e do prefeito Serginho, solicitou o recurso visando investir no desenvolvimento do município, com a pavimentação da rua Ribeirão das Pedras – trecho 1. Na oportunidade o governador prometeu que a liberação do valor do convênio aconteceria ainda antes do período eleitoral e comprometeu-se em atender novos pleitos de Indaial a partir do ano que vem”, observa Ferrari ao completar que os vereadores Osvaldo Metzner (Santo Antônio), Henrique Fritz e Rubens Reinhold Ittner, também uniram esforços e buscaram mais recursos para investir na infraestrutura e melhoria da qualidade de vida dos indaialense. “Através de emenda parlamentar, do deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (Peninha), do PMDB foi assinado um convênio com a União na ordem de R$ 450 mil com contrapartida municipal de R$ 38.578,26 para a pavimentação da rua Ribeirão das Pedras no trecho 2”, observa o secretário.
Semana do Meio Ambiente
De 3 a 8 de junho, as secretarias envolvidas realizarão atividades, na Semana do meio Ambiente. Entre as ações programadas está o plantio de árvores; limpeza e instalação de placas de identificação de áreas verdes públicas; continuação da arborização do canteiro central da rua Marechal Deodoro da Fonseca; palestra e teatro no Colégio Municipal e na Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, sobre resíduos sólidos, através do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Médio Vale do Itajaí com apoio da Viacred e; instalação do projeto piloto de captação de água da chuva na Escola Básica Municipal Professor Mário Bonessi. O projeto conta com a parceira da Uniasselvi através do curso de Engenharia Ambiental e Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente.
As ações da Semana do Meio Ambiente contam com a parceira do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave); da Uniasselvi; da Associação de Ciclismo Sapo Verde e das Lojas Hardt.




