15.2 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Planejamento estratégico realiza reuniões do Grupo de Gestão Pública Municipal

Data:

Planejamento estratégico realiza reuniões do Grupo de Gestão Pública Municipal
A Administração Municipal de Indaial está realizando o projeto que visa o planejamento estratégi …

JMV

Foto: PMI

INDAIAL – A Administração Municipal de Indaial está realizando o projeto que visa o planejamento estratégico para o desenvolvimento de Indaial para os próximos 30 anos. A realização deste projeto coloca em consideração a participação e o compromisso dos principais representantes das diversas entidades da cidade de Indaial. O primeiro passo da Administração Municipal foi a realização do levantamento das principais informações socioeconômicas da cidade. Após foi realizado o diagnóstico, que envolveu todos os setores da Administração Municipal. Neste momento, estão, em andamento os trabalhos de diagnóstico, do Grupo de Gestão Pública Municipal, envolvendo o eixo econômico comércio e prestação de serviços, indústria e agricultura e piscicultura.
Nos últimos dias, foram realizadas reuniões com os grupos de trabalho do comércio, envolvendo a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, e da indústria, envolvendo os integrantes da Associação Comercial e Industrial – Acidi. Após, serão realizadas as reuniões com os integrantes do eixo social. Para finalizar esta sequência, serão realizadas discussões, buscando um maior envolvimento da sociedade.
Segundo o consultor e coordenador das ações, Rubens Ricardo Franz, o planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.
Para Rubens o planejamento estratégico é importante porque as cidades, assim como as empresas, vivem num mundo concorrencial, competindo entre si para atrair investimentos, visitantes e moradores. “O futuro das cidades já não é mais um problema exclusivo das administrações, mas afeta e interessa à população e aos agentes sociais e econômicos que nela atuam”, observa ele.
O Planejamento Estratégico objetiva identificar quais são os principais concorrentes da cidade; as vantagens e desvantagens competitivas da cidade; as ameaças e as oportunidades que o ambiente nacional e internacional oferecem e estratégias e projetos de longo prazo para se alcançar o modelo desejado para a cidade.
O consultor destaca que é na cidade que as pessoas nascem, crescem, elaboram seus planos de vida com base nos sonhos que a cidade lhes oferece, emoldurados por um cenário natural.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui