23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Planta específica de jardim é produzida em Indaial

Data:

Planta específica de jardim é produzida em Indaial
Município conta com viveiro de plantas ornamentais especializado em Hemerocallis …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Situada no bairro Polaquia, município de Indaial, em meio a belas montanhas e muito verde, fica a Blumenberg Fazenda de Flores. Segundo a sua proprietária, Osani Luiza Wagner, o viveiro é produtor de plantas ornamentais especializada em Hemerocallis, o perene perfeito para florir jardins. Osani afirma que tem uma grande variedade de cores, tamanhos, formatos, e alturas, destinados a compor belas paisagens públicas, comerciais e domésticas, no Brasil e no mundo.
Em respeito à conservação da vida no planeta é utilizado o método de agricultura orgânica. “Não utilizamos agrotóxicos, nem tão pouco adubos químicos”, destaca a produtora ao informar que a estação do ano que estamos vivendo neste período – outono – é o período em que são realizadas as podas e a adubação das plantas para que elas possam vir a florescer na primavera.
Osani conta que há cinco anos deixou de lado os serviços de analista de sistema na cidade de Blumenau, onde trabalhou por mais de 20 anos, e passou a se dedicar a algo que já tinha como hobby: cuidar de flores no jardim. Sua paixão sempre foi por hemerocallis. “A palavra hemerocallis deriva do grego, que significa beleza por um dia. Mas para compensar, há muitos brotos de flor em cada haste de hemerocallis, e muitas hastes de flores em cada aglomerado de plantas, que florirão por muitas semanas”, explica a produtora.
O hemerocallis pertence à família das Liliáceas, como as cebolas e os jacintos e, é conhecido como uma das plantas perenes mais fáceis de crescer. “Isto é verdadeiro se compararmos com outras plantas, entretanto, quanto melhor ela for tratada melhor se desenvolverá e mais flores dará”, explica Osani. Ela afirma que o hemerocallis é chamado de uma planta perene perfeita, por que tem um arco-íris de cores, uma variedade de formas e tamanhos. Sobrevive com muito pouco cuidado em uma gama extensiva de climas. É adequado para todos os tipos de paisagens. Resiste a quase todos as doenças e insetos livres. Adapta-se a vários solos. Floresce da primavera até o outono.
A produtora explica que o hemerocallis é comercializado normalmente em mudas com raiz nua. As folhas devem ser aparadas a um comprimento de 10 a 12 cm. Isto ajudará a planta a compensar a perda de água enquanto estiver se restabelecendo. Também as raízes devem ser aparadas de 10 a 12 cm de comprimento. Isto incentiva a planta a enviar novas raízes.  Além disso, pode ser vendida em jacquard (em saquinhos plásticos) ou vasos, em pedidos especiais. “Nossas flores estão a venda na Casa do Colono, Centro de Indaial, e aos sábados, na Feira (próximo a Vila Germânica)”, observa ela.
Osani comenta que plantar flor não é difícil, o problema está na mão-de-obra que é bastante escassa na região. O terreno em que as flores são plantadas é de 70 mil metros quadros, sendo que dois hectares são exclusivos para os canteiros que contem alguns milhares de mudas de hemerocallis, sendo que o restante é utilizado para administrar o plantio (criação de gado para o uso do adubo nas plantas, estufas com novas mudas, entre outros).
O projeto do viveiro é bastante amplo e o objetivo é de transformá-lo em um espaço para visitação. “Estamos integrando o Projeto Roteiros Turísticos do Médio Vale do Itajaí através do Sebrae”, conta a produtora ao ressaltar que no primeiro momento a visão dela era só de plantar as flores para comercializar, mas agora, será preciso uma estruturação específica para receber turistas.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui