18.7 C
Timbó
sexta-feira, 21 de junho de 2024

Polo da Universidade Aberta abre inscrições para curso superior gratuito

Data:

Polo da Universidade Aberta abre inscrições para curso superior gratuito
EDUCAÇÃO: Inscrições para processo seletivo ao curso de Licenciatura em Matemática à distânci …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – O município de Indaial está sendo pioneiro na região, ao implantar um polo da “Universidade Aberta do Brasil” no Colégio Municipal localizado no bairro Carijós. Mais uma oportunidade para quem quer concluir seus estudos e não tem como pagar a mensalidade de uma instituição privada. Segundo informações da coordenadora do polo, Janete Pedrinha Fink dos Santos, foi firmada uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para oferecer a comunidade o curso de Licenciatura em Matemática.
As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 28 de maio, na modalidade de educação à distância, a todos os interessados que tenham concluído ou irão concluir o Ensino Médio (curso de 2o Grau ou equivalente) até a data da matrícula, prevista para a segunda quinzena de julho de 2009. Janete explica que o método de educação à distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Em Indaial, o aluno terá que frequentar o polo uma vez por semana, o restante do conteúdo será ministrado à distância e com a realização de teleconferências. No Brasil, os cursos através da educação à distância foram estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 2005. O polo está instalado em uma sala de informática com 25 computadores e duas impressoras, disponibilizando internet. Também é disponibilizada aos alunos do polo uma biblioteca com cinco computadores e uma impressora, um auditório, salas de aula, banheiros e sala de coordenação.
Janete observa que, mesmo quem não tem acesso à internet em casa, pode fazer o curso, pois será disponibilizada uma biblioteca para os estudantes realizarem as consultas via- online. O município arca com as despesas de infraestrutura, como local físico e administrativo e o MEC entra com o custeio dos professores da universidade e os computadores. O programa Universidade Aberta do Brasil – UAB funciona com o apoio de pontos estrategicamente localizados – os chamados polos de apoio presencial. São espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado que oferecem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos da Universidade.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

Como fazer a inscrição
O interessado deve entrar no site www.vestibular2009ead.ufsc.br ou www.coperve.ufsc.br, até as 20h (horário oficial de Brasília) do dia 28 de maio de 2009, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição e enviá-lo (pela Internet) para a Coperve/UFSC. Para tanto, o candidato deverá observar as instruções disponíveis no site.
As informações prestadas no Requerimento de Inscrição são de total responsabilidade do candidato; imprimir o Comprovante do Requerimento de Inscrição; imprimir o Boleto Bancário; efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), usando o Boleto Bancário, até o dia 28 de maio de 2009. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional (observado o horário de atendimento externo das agências), em postos de auto-atendimento ou via Internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).
A relação dos candidatos e o local de realização da prova estarão disponíveis no site www.vestibular2009ead.ufsc.br a partir de 15 de junho de 2009. Mais informações na Secretaria de Educação do Município – Polo da UAB.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui