21.1 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Praça vira palco de leitores, escritores e artistas.

Data:

Praça vira palco de leitores, escritores e artistas.
O mundo encantado da leitura. …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL – O mundo encantado da leitura através do projeto ?Leitura, Literatura e Lazer na Praça? acontece nesta sexta-feira, das 9h às 18h, na praça João Hennings Filho, em frente à Prefeitura. Esta é a quarta edição e reúne alunos das escolas básicas e unidades de educação infantil. De acordo com a coordenadora do projeto, Rosana Cristina Bonessi, as experiências socializadas nas edições anteriores provaram que a leitura tem o poder de transformação. Ela explica que a leitura estimula, agrega, aguça a curiosidade e amplia o vocabulário, tornando as pessoas mais criativas.

- Publicidade -

Durante o encontro, as escolas vão compartilhar as experiências de sucesso envolvendo o hábito da leitura. Além disto, faz parte da programação atividades como leitura e contadores de história, hora do conto, troca-troca de revistas, livros e gibis usados, varal poético-literário, apresentações artísticas e a presença de escritores indaialenses.

Indaial é uma cidade referência no que tange programas para aumentar o número de leitores. Além dos diversos projetos da Secretaria de Educação, a Biblioteca Cruz e Sousa, localizada na Fundação Indaialense de Cultura, também oferece programas como a Semana Monteiro Lobato e a Semana Folclórica. Em ambas os alunos são incentivados a trabalhar projetos temáticos.

É muito importante que os municípios desenvolvam projetos nesse sentido visto que, apesar de ter aumentado, o número de leitores no Brasil, se comparado com os países do primeiro mundo, ainda é muito pequeno. Segundo a pesquisa ?Retratos da Leitura no Brasil?, 73% dos livros estão concentrados em apenas 16% da população e o índice é de 1,5 livro per capita por ano. A média mundial é de 10 livros e, em países como a França, por exemplo, é de 20 livros por habitante por ano.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui