30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeitura e Casan assinam contrato para projeto de ampliação da ETA

Data:

Prefeitura e Casan assinam contrato para projeto de ampliação da ETA
INVESTIMENTO: Serão investidos R$ 81 mil no projeto de ampliação, e após duas etapas, o tratamen …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Investir na estrutura da Estação de Tratamento de Água – ETA da Casan/Sesam em Indaial. Com este objetivo, no início de novembro, foi realizada a assinatura da ordem de serviço para a efetivação do projeto executivo, que visa ampliar e reformular a ETA. A assinatura aconteceu nas dependências da ETA, localizada na avenida Brasil, bairro Rio Morto, e contou com a presença do prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, do chefe da Agência Regional da Casan de Indaial, José Vilson Brassiani, do engenheiro da Casan, Antônio Carlos Fink, do secretário de Saneamento e Meio Ambiente – Sesam, Janio Vilson Aviz (Nico), o engenheiro representando a empresa Habitark Engenharia, Fernando dos Reis, e o diretor de Saneamento da Sesam, Jonas Luis de Lima.
O contrato de trabalho para a efetivação do projeto executivo foi licitado pelo valor de R$ 81 mil. Após a execução do projeto, a direção da Casan e a Administração Municipal vão buscar recursos para a realização do projeto efetivo na ETA. De acordo com o chefe da Agência Regional da Casan de Indaial, José Brassiani, este trabalho deveria ter sido feito em 2005, mas a Casan/Sesam não teve o apoio da Administração Municipal para a efetivação do projeto executivo. A ETA foi instalada em Indaial em 1976, e desde então, não recebeu as devidas melhorias com o passar dos anos.
“Agradecemos a parceria da Administração, que teve a iniciativa de efetivar este trabalho”, ressaltou Brassiani. O engenheiro da Casan, Antônio Carlos Fink, explica que o projeto efetivo será realizado em duas etapas: a primeira busca aumentar em 20 litros por segundo, subindo de 136 litros para 156 litros por segundo; já a segunda etapa irá aumentar a capacidade de 156 litros por segundo para 250 litros por segundo. Concluída a segunda etapa, a ETA atenderá o crescimento populacional do município para os próximos 30 anos.
Nico afirma que essas melhorias são de extrema necessidade, pois o sistema de abastecimento de água está deficiente. “Com o aumento de 136 para 156 litros por segundo, vamos conseguir estabelecer mais de cinco mil ligações”, observa o secretário. A Casan e a Prefeitura de Indaial trabalham sob o modelo de gestão compartilhada, criado pela Companhia com o objetivo de incluir as prefeituras na administração das unidades locais da empresa, medida necessária diante do novo cenário nacional que acabou com o monopólio das concessões no setor.
Através do novo modelo, a empresa concessionária dos serviços e o poder público municipal se tornam parceiros. Pelo acordo, 50% dos recursos arrecadados no município formam o Fundo Municipal de Saneamento, cujos valores são voltados à manutenção e melhorias do próprio sistema local.

Conselho Antidrogas promove encontro de capacitação hoje

- Publicidade -

INDAIAL – O Conselho Municipal Antidrogas – Comad de Indaial realiza hoje, dia 20 de novembro, no Auditório da Uniasselvi (Bloco F), um encontro de capacitação. O evento, que está programado para iniciar às 8h, tem por objetivo esclarecer, qualificar e construir meios de abordagem da problemática das substâncias psicoativas no município de Indaial.
De acordo com a programação, está agendada para as 8h15min, no Auditório 1, a explanação sobre “Dependência química: abordagem/encaminhamentos e diagnóstico”, com a profissional Ana Lúcia Dicarli. A explanação será direcionada aos profissionais dos Programas da Saúde da Família (médicos, psicólogos, agentes comunitários de Saúde), profissionais de Saúde, integrantes do Conselho de Segurança e comunidade em geral.
“Como tratar o assunto Drogas na Escola”, será o tema da segunda explanação, com a profissional Maria Bonati. A explanação, que será no Auditório 2, a partir das 8h15min, é direcionada aos profissionais da educação, integrantes da Secretaria de Educação, principalmente professores, coordenadores e orientadores escolares e comunidade em geral.
No período da tarde serão ministradas as duas explanações já trabalhadas pela parte da manhã. O Conselho Municipal Antidrogas objetiva unir as diversas entidades de atendimento, para que se possa construir um mapa das situações de envolvimento com qualquer tipo de substâncias entorpecentes e auxiliar o município a promover políticas de prevenção e atendimento dos envolvidos e suas famílias.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui